Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Tony Iommi diz: "Tomei a última dose de quimioterapia”

O Black Sabbath continua trabalhando no novo disco da banda enquanto o guitarrista passa por tratamento contra um linfoma

Andy Greene Publicado em 27/03/2012, às 12h04 - Atualizado às 12h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tony Iommi - AP
Tony Iommi - AP

O guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi – que atualmente está recebendo tratamento para curar um linfoma –, postou uma mensagem em seu site oficial para informar os fãs a respeito de sua condição. "Eu tomei a última dose de quimioterapia, então, esperamos que meu corpo começará a voltar ao normal logo", ele afirmou. "Os esteróides foram a pior parte. Agora tenho três semanas de radioterapia e me disseram que pode ser bem cansativo, então, vamos ver."

Vídeos: dez momentos memoráveis de Tony Iommi com o Black Sabbath clássico

Em novembro do ano passado, o Black Sabbath anunciou que gravaria com Ozzy Osbourne (o primeiro disco deles com a formação original desde Never Say Die!, de 1978) e lançaria uma turnê mundial, mas em janeiro Iommi revelou que tinha sido diagnosticado com linfoma em estágio inicial. As gravações se mudaram de Los Angeles para Londres para que Iommi pudesse ficar perto de seu centro de tratamento.

Apenas semanas depois, a reunião passou por outro percalço quando o baterista Bill Ward disse que não participaria dela até que apresentassem a ele um contrato “assinável”. A situação parece não ter sido resolvida e o nome de Ward não é citado no novo comunicado de Iommi. "Um muito obrigado a Ozzy e Geezer [Butler] por terem vindo para a Inglaterra, foi um grande incentivo para mim, conseguimos trabalhar na maioria dos dias e temos algumas ótimas faixas novas", ele escreveu.

O Sabbath planejava originalmente lançar uma longa turnê no verão europeu, mas a maior parte desses planos foi por água abaixo por causa da condição de Iommi. Osbourne, o baixista Butler e o guitarrista Zakk Wylde vão participar de muitas dessas apresentações, mas sob o nome "Ozzy and Friends". Não está claro quem tocará bateria. O Black Sabbath, incluindo Tony Iommi, se apresentará no Download Festival, no Reino Unido, em 10 de junho. Esse show está sendo creditado como a única perfomance do Sabbath na Europa. Em uma entrevista de rádio recente, Sharon Osbourne disse que o grupo faria uma apresentação nos Estados Unidos em agosto. Ela não quis dizer o lugar, mas o Lollapalooza acontece no Grant Park de Chicago em agosto, tornando esse um dos candidatos prováveis.