Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Trailer do live action de Mulan é bastante criticado na China

Chineses apontam que o teaser apresenta algumas incoerências em relação à lenda original de Hua Mulan

Redação Publicado em 12/07/2019, às 08h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cartaz de Mulan (Foto: Disney/Reprodução)
Cartaz de Mulan (Foto: Disney/Reprodução)

No último domingo, 7, a Disney divulgou o primeiro trailer em live-action do remake de Mulan, que estreia no Brasil no dia 27 de março de 2020.

Em apenas um dia, o vídeo alcançou mais de 175 milhões de visualizações no YouTube, ainda que tenha sido muito criticado pela maioria dos espepectadores chineses.

De acordo com a Variety, o teaser apresenta algumas incoerências em relação à lenda de Hua Mulan, na qual o filme é baseado.

Uma delas é que a protagonista vive em uma casa no estilo Tulou de Fujian, tradicional do povo Hacá e muito comum nas regiões montanhosas do sudeste de Fujian. No entanto, a verdadeira história da guerreira indica que ela tenha nascido na região nortenha da China por volta do Século V.

"A Disney não deveria ser tão descuidada e simplesmente pensar que eles podem fazer Mulan morar em um tulou só porque eles são bonitos. Ela não é de Fujian! Acho que essa Mulan também pega o metrô para ir para o exército?", comentou um usuário do Weibo, uma das redes sociais mais populares do país.

+++ A Pequena Sereia: Halle Bailey interpretará a princesa da Disney em live-action

O teaser também incomodou um doutorando, que explicou: "Este filme está tentando se insinuar para o público do Ocidente. É como se eles tivessem simplesmente reunido qualquer elemento chinês ou Oriental e colocado no filme para fazer todos sentirem que ele é muito chinês."

"Não é sobre os produtores apreciando elementos de uma cultura que é diferente daquela de Hollywood, mas sim usando isso para criar algo apelativo e confortável para os americanos", ele concluiu.

Dirigido por Niki Caro (Terra Fria), o filme é uma adaptação do clássico desenho animado de 1998 e traz Liu Yifei como protagonista. Gong Li (Memórias de uma Gueixa) interpreta a vilã do filme: uma bruxa que não estava na animação original da Disney.

Jet Li (Os Mercenários), Donnie Yen (Rogue One: Uma História Star Wars) e Jason Scott Lee (Dragão: A História de Bruce Lee) também integram o elenco. Assista ao trailer abaixo:


+++ SESSION ROLLING STONE: Cynthia Luz acredita no amor puro com "Não Sou Sem Nós"