Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Trainspotting completa 12 anos

Filme de Danny Boyle foi um dos primeiros a questionar o comportamento da sociedade pela visão de viciados em drogas

Da redação Publicado em 23/02/2008, às 11h42 - Atualizado às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trainspotting: apagando 12 velinhas neste ano - Reprodução
Trainspotting: apagando 12 velinhas neste ano - Reprodução

A produção inglesa Trainspotting, baseada no livro homônimo de Irvine Welsh, completa neste sábado, 23, 12 anos de lançamento. Protagonizado por Ewan McGregor (Renton), Ewen Bremner (Spud), Robert Carlyle (Begbie) e Kevin McKidd (Tommy), o filme mostra amigos viciados em heroína e seus questionamentos sobre a sociedade dos anos 90.

O filme foi indicado ao Oscar em 1997 na categoria melhor roteiro adaptado, mas perdeu para Na Corda Bamba, de Billy Bob Thornton, que falava sobre um homem que sai do hospital em que viveu desde criança para começar uma vida nova numa pequena cidade. Porém, faturou o Bafta na mesma categoria, além de 17 outros prêmios, entre eles o Independent Spirit Awards (que premia exclusivamente filmes independentes anualmente na Califórnia).

Trainspotting também fez muito sucesso por sua trilha sonora, que eternizou o duo Underworld com a música "Born Slippy". Além do hit eletrônico, o disco vem com músicas de Iggy Pop, Primal Scream, Lou Reed, New Order, Blur, Pulp e Elastica, entre outras.

Danny Boyle dirigiu ainda os filmes A Praia, sobre uma paradisíaca ilha que esconde uma sociedade utópica; Extermínio, uma visão apocalíptica da Inglaterra invadida por zumbis e Sunshine, uma ficção científica sobre cientistas que precisam explodir o sol para salvar a Terra.

Veja o trailer de Trainspotting aqui.