Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Tropa de Elite leva nove prêmios

Em premiação do cinema brasileiro, longa de José Padilha perdeu o troféu de melhor filme para O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

Da redação Publicado em 16/04/2008, às 10h52 - Atualizado às 11h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<i>O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias</i> foi eleito o melhor filme - Divulgação
<i>O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias</i> foi eleito o melhor filme - Divulgação

O filme Tropa de Elite foi o maior vencedor do Prêmio Vivo de Cinema Brasileiro. No total, o longa levou nove troféus - perdendo, no entanto, a principal categoria para O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias.

A obra de Cao Hamburger (que foi escolhida para representar o Brasil na disputa pelo Oscar, mas acabou não sendo selecionado para a disputa) levou os prêmios de melhor longa-metragem de ficção, roteiro e direção de arte.

Tropa de Elite, que ganhou o Urso de Ouro no início deste ano, em Berlim, venceu nas categorias direção, ator (Wagner Moura), ator coadjuvante (Milhem Cortaz), efeitos especiais, montagem, som, direção de foto e maquiagem. Na escolha do público (voto popular), Tropa foi eleito o melhor filme. José Padilha não esteve na cerimônia - o produtor Marcos Prado recebeu, em seu nome, o prêmio de melhor direção.

Hermila Guedes, de O Céu de Suely (Karim Aïnouz), levou o prêmio de melhor atriz. Silvia Lourenço ganhou o troféu de melhor atriz coadjuvante por sua atuação em O Cheiro do Ralo (Heitor Dhalia). Santiago, filme de João Moreira Salles sobre o mordomo de sua família, foi o melhor documentário.

Nas categorias internacionais, o filme alemão A Vida dos Outros foi escolhido como melhor longa-metragem estrangeiro - Pequena Miss Sunshine foi eleito o melhor por voto popular.

Para conhecer a lista completa dos vencedores, acesse o site oficial da Academia Brasileira de Cinema.