Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Universidade planeja aula de teologia sobre Bruce Springsteen

Seminário vai examinar 40 anos de letras do cantor

Rolling Stone EUA Publicado em 12/11/2013, às 18h12 - Atualizado às 18h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruce Springsteen - Divulgação
Bruce Springsteen - Divulgação

Qualquer um que tenha ouvido bastante Bruce Springsteen certamente já notou o apreço do cantor por referências bíblicas nas letras dele. Agora, a Rutgers University está fazendo um estudo sobre elas.

“A energia das performances foi intensificada”, diz fundador da Rolling Stone EUA sobre a passagem de Bruce Springsteen pelo Brasil.

A faculdade em Nova Brunswick, Nova Jersey, Estados Unidos, oferecerá um seminário para os alunos do primeiro ano examinando a teologia de Springsteen, de acordo com uma entrevista no site da Rutgers Today PR com Azzan Yadin-Israel, o professor do curso. A aula vai discutir a discografia completa de Springsteen, desde Greetings From Asbury Park, N.J, de 1973, a Wrecking Ball, lançado no ano passado.

“Teologicamente, eu diria que os temas dominantes são a redenção – cruzando o deserto e entrando na Terra Prometida – e o caráter sagrado do dia a dia”, disse Yadin-Israel. “Springsteen tenta trazer o poder dos símbolos religiosos que normalmente estão isolados em uma realidade transcendental do mundo onde vivemos. Nos últimos álbuns, ele também escreveu muito abertamente sobre fé.”

Em show de mais de três horas, Bruce Springsteen toca Raul e celebra noivado em São Paulo.

Yadin-Israel, um professor adjunto de estudos e filosofia judaicos, geralmente ensina literatura rabínica antiga, mas é fã de Springsteen desde o ensino médio.

Outras faculdades já ofereceram cursos sobre Springsteen no passado, nota a revista Time, incluindo uma aula de sociologia em Princeton e um curso de história na University of Rochester sobre Springsteen e a classe trabalhadora nos Estados Unidos.

Na edição de setembro da Rolling Stone Brasil, contamos tudo sobre a turnê de Bruce Springsteen e o maior show de rock da atualidade.