Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Vencedora do Oscar, Patricia Arquette repete discurso feminista em assembleia da ONU

Atriz premiada por Boyhood foi uma das convidadas da IV Conferência Mundial Sobre a Mulher, em Pequim

Redação Publicado em 11/03/2015, às 10h39 - Atualizado às 12h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Atriz durante a entrega do Oscar - Chris Pizzello/AP
Atriz durante a entrega do Oscar - Chris Pizzello/AP

Patricia Arquette, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2015 por Boyhood, repetiu o discurso em defesa dos direitos da mulher proferido após receber a estatueta da Academia, em fevereiro deste ano, desta vez, em um evento da ONU.

Leia a crítica de Boyhood: Da Infância à Juventude.

A norte-americana de 46 anos esteve em Pequim nesta terça-feira, 10, para o aniversário de 20 anos da IV Conferência Mundial Sobre a Mulher e encerrou as assembleia falando ao público sobre a realidade das diferenças de gêneros nos Estados Unidos.

Leia entrevista com Richard Linklater, diretor de Boyhood: Da Infância à Juventude.

“Mulheres ganham menos do que homens pelo mesmo trabalho em praticamente todas as profissões e indústrias, de posições mais baixas até altos cargos, não importa se você tem um diploma escolar ou um PhD. É traiçoeiro, devastador... Se isso continuar, teremos que esperar até 2058 para ter igualdade de gênero nos Estados Unidos”.

Oscar 2015: com discurso feminista, Patricia Arquette recebe prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.

Patricia lembrou ainda que “a luta é mais opressiva” para mulheres negras e para a comunidade LGBT, e que o problema contribui para a violência doméstica, já que muitas mulheres não podem ser economicamente independentes.

“Isso é 2015, não 1915! Empregadores, sejam líderes da indústria. Juntem-se a nós trazendo a mudança. Paguem de acordo com mérito e sejam transparentes sobre o que guia as decisões salariais. Legisladores, pagamento igual não é uma causa radical!”, continuou.

No papel em Boyhood, a atriz interpreta justamente uma mãe que supera dificuldades econômicas para criar dois filhos e superar a ausência do pai.

Durante o Oscar, ela se emocionou ao citar a causa feminista e arrancou aplausos do público, especialmente da premiadíssima Meryl Streep, que também concorria ao prêmio por Caminhos da Floresta.

Além de Patricia, compareceram e se apresentaram na assembleia da ONU, em Pequim, as cantoras Chaka Khan, Jill Scott, Les Nubians e Melanie Fiona.