Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Venda de músicas caiu 10% em 2007

Mesmo com o comércio digital de arquivos, indústria sofreu forte golpe da pirataria

Redação Publicado em 03/02/2008, às 10h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

De acordo com dados divulgados pelo IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), a venda de músicas em 2007 caiu 10% no mundo inteiro em relação a 2006. O número já inclui dados que indicam que no último ano o comércio digital de mp3 aumentou em 40%.

A medição deve levar a um lobby do setor fonográfico para pressionar os provedores de internet do mundo inteiro a regulamentar a transferência de arquivos entre usuários, controlando o tráfego e punindo aqueles que compartilharem material pirateado.

O presidente francês Nicolas Sarkozy já entrou com uma medida no país para que os provedores bloqueiem o acesso de internautas piratas. A Bélgica foi mais adiante e proibiu que usuários de um determinado provedor compartilhem arquivos ilegais.

Não foram discutidas alternativas como redução no preço dos produtos oferecidos pela indústria fonográfica, redução de cachê de artistas e a descentralização da divisão do lucro somente entre as quatro majors da indústria: Universal, EMI, Sony BMG e Warner Music.