Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Vídeo de primeiro show do Pearl Jam mostra Eddie Vedder tímido no palco

A banda ainda tinha o nome Mookie Blaylock, e tocou versões estranhas de "Even Flow" e "Black"

Redação Publicado em 11/06/2019, às 18h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ten, primeiro álbum do Pearl Jam, teve diversas músicas apresentadas em 1990 (Foto: Divulgação)
Ten, primeiro álbum do Pearl Jam, teve diversas músicas apresentadas em 1990 (Foto: Divulgação)

O Pearl Jam fez seu primeiro show da história no dia 22 de outubro de 1990 no Off Ramp Cafe, em Seattle. Na época, a banda ainda se apresentava sob o nome Mookie Blaylock em homenagem a um jogador de basquete - o nome Pearl Jam viria só alguns meses depois.

Um vídeo da apresentação, postado por um fã no YouTube, viralizou recentemente, e quem assiste consegue perceber as grandes diferenças que 19 anos fizeram na vida dos integrantes e nas músicas do Pearl Jam.

No início da carreira, Eddie Vedder, o vocalista, não parecia à vontade no palco. Durante a performance de “Even Flow”, a primeira música da setlist, não tirou as mãos do bolso e nem ergueu os olhos, preferindo encarar os próprios sapatos. Já em “Alone”, a música seguinte, ele coloca o microfone no pedestal e cruza os braços na frente do corpo.

+++ Qual é a música mais tocada ao vivo pelo Pearl Jam?

No total, o Peral Jam tocou no show em questão cinco faixas de Ten, disco de 1991 que lançou a banda ao estrelato. Além de “Even Flow”, também apareceram “Release”, “Alive”, “Once” e “Black”. O show também teve “Alone” e “Breathe”, músicas que não apareceram na versão final do disco original. E, ainda, uma inédita: “Just a Girl” (também chamada só de “Girl”) não foi tocada nunca mais. 

As músicas clássicas, como “Even Flow”, soam estranhas. A maioria tem um ritmo diferente, e são tocadas de modo bem lento, e algumas também tiveram sua letra alterada antes de serem oficialmente lançadas.

+++ Os 10 melhores discos de Grunge de todos os tempos 

No ano seguinte, o Pearl Jam apresentou-se ao mundo com Ten. Em uma turnê de mais de 100 shows nos Estados Unidos, conseguiram fama e reconhecimento - e Vedder perdeu o medo do palco. Veja alguns shows da primeira turnê da banda aqui

Assista ao primeiro show do Pearl Jam: 

+++ Rocketman, Bohemian Rhapsody e mais: as maiores cinebiografias de todos os tempos