Virada Cultural 2014: dez filmes para você aproveitar o evento no cinema

Redação Publicado em 16/05/2014, às 19h29 - Atualizado às 21h20

Galeria - Virada 2014: Filmes da Virada - abre
Reprodução

E.T. – O Extraterrestre

Para alguns, é uma oportunidade de rever um filme que marcou uma geração. Os efeitos especiais, sonoros, a impecável trilha de John Williams e a grande direção Steven Spielberg fazem de E.T. um longa imperdível. Detalhe: a versão é dublada e cria uma oportunidade perfeita para apresentar o filme às crianças.

Às 17h30 do domingo, 18, no Museu da Casa Brasileira - Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705


Fama

Os fãs de musicais podem rever a busca de adolescentes talentosos a uma vaga na estimada Escola de Artes Performáticas de Nova York. Eddie Barth, Irene Cara e Lee Curreri estrelam o filme vencedor de duas categorias no Oscar de 1981. Já dá até para imaginar o público cantando as músicas do começo ao fim.

Às 11h45 do domingo, 18, no Cine Olido - Avenida São João, 473 - República


Filhos de João, Admirável Mundo Novo Baiano

Mais um documentário dedicado a desbravar a música brasileira. Desta vez, os “estudados” são os Novos Baianos. Influenciados por João Gilberto, o grupo formado por Baby do Brasil (na época, Baby Consuelo), Paulinho Boca de Cantor e Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Luiz Galvão, Dadi, Jorginho Gomes, Charles Negrita, Baxinho e Bola Morais lançou em 1972 Acabou Chorare, eleito pela Rolling Stone Brasil o melhor disco da música brasileira.

Às 10h do domingo, 18, no Cine Dom José - Rua José Barros Magaldi, 306


Tropicália

O documentário de Marcelo Machado explora a atmosfera turbulenta do movimento artístico que marcou a música brasileira nos anos 1960. Assista a Caetano Veloso, Gilberto Gil Tom Zé e outros artistas mergulhando no momento revolucionário da época.

Às 8h do domingo, 18, no Cine Dom José - Rua José Barros Magaldi, 306


Blade Runner, o Caçador de Androides

Harrison Ford estrela o clássico thriller sci-fi dos anos 1980 ao lado de Rutger Hauer e Sean Young. A direção de arte e os efeitos especiais usados no longa dirigido por Ridley Scott foram reconhecidos pela Academia com duas indicações ao Oscar em 1983. Programa indispensável para todos os geeks.

Às 2h40 do domingo, 18, na Biblioteca Viriato Corrêa - Rua Sena Madureira, 298 - Vila Mariana


Cemitério Maldito

Inspirado no livro de mesmo nome de Stephen King, Pet Sematary é, ao mesmo tempo, assustador e hilário. O filme conta com interpretações exageradamente dramáticas e uma vilã de arrepiar a espinha: Zelda. Durante os créditos, de quebra, dá para curtir um pouco do som dos Ramones.

Às 2h do domingo, 18, no CineSesc - Rua Augusta, 2075


Sharknado

O que falar sobre o melhor do pior do cinema de ação? Sharknado já se tornou um cult trash. A exibição do filme vai render muitas risadas e, quem sabe, eventuais gritos. Afinal, uma tempestade de tubarões é algo minimamente assustador.

Meia-noite do sábado, 17, no Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso


Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

A obra-prima do cineasta francês Michel Gondry é estrelada por Kate Winslet (e seus cabelos coloridos) e Jim Carrey. O longa, que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original em 2005, é uma boa pedida para cinéfilos e casais.

Às 22h do sábado, 17, no Sesc Ipiranga - Rua Bom Pastor, 822


Vou Rifar Meu Coração

O documentário, que leva o nome da música de Lindomar Castilho, explora o universo das músicas românticas, tidas como bregas. Agnaldo Timóteo, Amado Batista, Odair José, Wando e o próprio Castilho estão entre os ilustres nomes do gênero musical que participam do filme.

Às 20h do sábado, 17, no Cine Dom José - Rua José Barros Magaldi, 306


Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum

O mais recente filme dirigido pelos irmãos Coen é uma boa maneira de começar a virada. O longa, estrelado por Oscar Isaac, Carey Mulligan e (o sempre excelente) John Goodman, foi indicado em duas categorias do Oscar 2014: Melhor Fotografia e Melhor Mixagem de Som.

Às 17h15 do sábado, 17, no Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso