Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Virada Cultural terá Gal Costa e homenagem a Chorão

Criolo, Daniela Mercury, Elza Soares e Gaby Amarantos também estarão na programação do evento paulistano

Redação Publicado em 02/05/2013, às 12h14 - Atualizado às 13h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gal Costa - Divulgação
Gal Costa - Divulgação

Com a presença do prefeito Fernando Haddad, do secretário de cultura Juca Ferreira e outras autoridades municipais, a prefeitura paulistana organizou uma entrevista coletiva de imprensa nesta quinta, 2, para anunciar quais serão as atrações da 9ª edição da Virada Cultural. São 900 atrações que nos dias 18 e 19 de maio se dividirão em 120 palcos pela cidade – o principal deles, como nos outros anos, montado na praça Júlio Prestes, onde se apresentarão Daniela Mercury, Gal Costa (foto), Elza Soares e Gaby Amarantos, Criolo, Racionais MC's e outros nomes nacionais e estrangeiros, como George Clinton.

"A Virada Cultural pode ser um evento nacional", diz Fernando Haddad.

O rock terá espaço no palco da Avenida São João, onde a principal atração deve ser a homenagem feita pelos ex-integrantes do Charlie Brown Jr. a Chorão. No mesmo palco sobem os brasileiros Lobão e Madame Saatan, os norte-americanos Leslie West, Mondo Generator, Soft Moon, James Chance & Les Contortions, e outros. Outro homenageado será Paulo Vanzolini, morto na semana passada, que será celebrado no Pátio do Colégio São Bento.

“A Virada é um patrimônio cultural da cidade”, afirmou Juca Ferreira, que admite que a prefeitura pensou em descentralizar este evento que historicamente é sediado no centro da capital. “Mas assim perderíamos uma característica importante da Virada que é a convivência.” O secretário falou ainda sobre a importância da criação, pela primeira vez, de uma curadoria colegiada para selecionar as atrações, e que esta poderá vir a ser uma comissão de eventos permanente.

A prefeitura também tentou dar, segundo o secretário, maior destaque ao hip-hop da periferia da cidade. Além dos Racionais, outros nomes da velha geração, como Sandrão RZO e Pepeu, e da nova, como Emicida e Kamau, foram convocados, além dos DJs Hum, KL Jay e outros.

Virada Cultural terá programação especial para crianças.

E, como nos anos anteriores, a programação vai além da música. Intervenções visuais vão tomar conta da cidade, principalmente do Vale do Anhangabaú, e peças de teatro serão encenadas na Praça Roosevelt. Outra novidade neste ano é o Mercado Municipal, que ficará aberto durante toda a noite com restaurantes abertos e rodas de choro.

No Theatro Municipal, assim como em outros anos, artistas populares vão apresentar discos clássicos. São eles Odair José, Angela Rô Rô e Eumir Deodato. Um novo palco também será montado na rua 25 de Março para receber apresentações de Otto, Céu, Mombojó, Vanguart, Lirinha, Metá Metá e Lucas Santtana, entre outros.

A programação completa do festival pode ser conferida no site oficial do evento. Além das atrações promovidas pela prefeitura, as unidades do Sesc também vão durante toda a noite receber outros shows. No total, é aguardada a participação de 4 milhões de pessoas, que terão à disposição uma estrutura e uma programação nas quais foram investidos R$ 10 milhões.