Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

VMA 2009: protesto de Kanye West ganha holofotes

Rapper interrompe discurso de Taylor Swift para afirmar que Beyoncé deveria ter levado prêmio de melhor vídeo feminino

Da redação Publicado em 14/09/2009, às 17h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kanye West e Taylor Swift - AP
Kanye West e Taylor Swift - AP

No MTV Video Music Awards deste ano, mais do que Beyoncé, Lady Gaga e Green Day (os grandes vencedores da noite, com três prêmios cada) ou o tributo a Michael Jackson, o grande destaque não estava no roteiro da cerimônia. Mal Taylor Swift empunhou o microfone para agradecer o prêmio de melhor vídeo feminino, Kanye West subiu ao palco ridicularizando a escolha.

"Estou muito feliz por você, mas Beyoncé tinha um dos melhores vídeos de todos os tempos", o rapper dirigiu-se à cantora de country de 19 anos, em menção à concorrente - que, focada pelas câmeras da emissora, exibia riso constrangido.

Para alegria de West, Beyoncé acabou levando, com "Single Ladies", o troféu de vídeo do ano na cerimônia, realizada no domingo, 13, no Radio City Music Hall, em Nova York. No discurso de agradecimento, a cantora convocou Swift, lembrando que tinha 17 anos quando ganhou seu primeiro prêmio, ainda na época do Destiny's Child. "Acho que podemos começar de novo", disse a novata - que não conseguiu esboçar reação ao ser interrompida por West.

Horas mais tarde, em seu blog, o rapper afirmou que pediria desculpas a Swift nesta segunda, 14. Adiantou-se virtualmente: "Peço desculpas a Taylor Swift, seus fãs e sua mãe". West se disse arrependido por "ter ido no palco e roubado o momento" da cantora - de quem gosta "das letras sobre ser uma líder de torcida". Mas insistiu na defesa ao clipe de Beyoncé, "o melhor da década".

"Bem vindo ao mundo real! Todo mundo quer me vaiar, mas sou um grande fã da verdadeira cultura pop", endereçou-se à jovem. "Me sinto como Ben Stiller em Entrando Numa Fria, quando ele estraga tudo e Robert De Niro pede para ele ir embora..."

West lembrou, ainda, que cedeu uma vitória sua ao grupo Outkast "porque eles mereceram". "Não sou maluco, apenas real." O episódio ocorreu em 2007, no BET Awards, quando West ofereceu a estatueta ganha pelo clipe "Stronger" ao Outkast e também a outro grupo, UGK.

Além de vídeo do ano, Beyoncé, párea em indicações apenas por Lady Gaga (foram nove para cada intérprete), levou a melhor em edição e coreografia. A "rival" também ouviu seu nome três vezes, nas categorias de artista revelação, direção de arte e efeitos especiais.

Ao longo da cerimônia, Gaga desfilou com modelitos exóticos de praxe, atingindo o ápice durante performance de "Poker Face" e "Paparazzi" - quando "sangrou" no palco.

Outros a levar três troféus foram os integrantes do Green Day, que pediram à MTV que "passe mais clipes" da banda. Por "21 Guns", o trio ganhou em vídeo de rock, direção e fotografia.

O "momento Michael Jackson" já havia sido precipitado na semana passada, quando foram anunciados o tributo de Janet Jackson ao irmão morto em 25 de junho e a exibição, pela primeira vez, do trailer de This Is It, filme com os ensaios de Jackson para 50 shows em Londres. Janet reproduziu a coreografia de "Scream". Outras músicas do rei do pop - "Thriller", "Billie Jean" e "Bad" ganharam performance de dançarinos.

Antes, Madonna discursou sobre Jackson, logo na abertura da festa. "Com sua música, ele nos faz acreditar que é possível retornar e fazer o que quiser - porque é isso que fazem os heróis." A cantora comparou sua trajetória à do astro, lembrando que os dois "perderam sua infância" aos seis anos: ele, por ter se tornado uma estrela internacional atarefada pelo pai; ela, por ter perdido a mãe na mesma idade.

Ela rememorou, ainda, a amizade dos dois, que acabaram "perdendo contato" pouco antes de "a caça às bruxas" começar. "Parecia que saía uma história atrás da outra sobre Michael."

"Quando ouvi pela primeira vez que Michael havia morrido, estava em Londres, alguns dias antes de abrir minha turnê", disse Madonna. "Tudo o que pude pensar naquele momento foi que eu tinha o abandonado, que nós tínhamos o abandonado."

Confira os vencedores do 26º VMA:

Vídeo do Ano

"Single Ladies" - Beyoncé

Melhor Direção

"21 Guns" - Green Day

Melhor Vídeo Feminino

"You Belong With Me" - Taylor Swift

Melhor Vídeo de Rock

"21 Guns" - Green Day

Melhor Vídeo Pop

"Womanizer" - Britney Spears

Melhor Vídeo Masculino

"Live Your Life" - T.I. & Rihanna

Artista Revelação

Lady Gaga

Efeitos Especiais

"Poker Face" - Lady Gaga

Melhor Edição

"Single Ladies" - Beyoncé

Vídeo que deveria ter ganho um Astronauta de Prata

"Sabotage" - Beastie Boys

Melhor Coreografia

"Single Ladies" - Beyoncé

Vídeo Revelação

"Lessons Learned" - Matt And Kim

Melhor Direção de Arte

"Poker Face" - Lady Gaga

Melhor Fotografia

"21 Guns" - Green Day