Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Will Smith anuncia boicote ao Oscar 2016

Ator disse que não irá à cerimônia depois de a esposa dele, Jada Pinkett Smith, publicar vídeo criticando a premiação

Rolling Stone EUA Publicado em 21/01/2016, às 16h05 - Atualizado às 16h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O casal Jada Pinkett Smith e Will Smith em evento nos Estados Unidos, em janeiro de 2016 - Rex Features/AP
O casal Jada Pinkett Smith e Will Smith em evento nos Estados Unidos, em janeiro de 2016 - Rex Features/AP

Jada Pinkett Smith e Spike Lee estão entre os primeiros a anunciar que não iriam à cerimônia do Oscar 2016 depois de apenas atores brancos terem sido indicados pelo segundo ano consecutivo. Will Smith estava fora do país quando sua esposa postou o vídeo com o boicote no Facebook, mas ele diz que ficou “abalado” pelas palavras dela.

Os dez comportamentos mais irritantes de astros do cinema; Will Smith está na lista.

“Há uma posição que nós temos nessa comunidade e, se não somos parte da solução, somos parte do problema”, disse Smith. “Foi o chamado dela para agir, para ela, para mim e para nossa família ser parte da solução.”

O papel de Smith em Um Homem Entre Gigantes é um dos apontados pelos como “esquecidos” pelo Oscar, ao lado de Michael B. Jordan (Creed: Nascido para Lutar) e Idris Elba (Beasts of No Nation). Mas Smith disse que a “exclusão” dele não foi a razão mais sólida por trás da decisão do boicote pela esposa, afirmando que Pinkett Smith faria o mesmo vídeo caso ele fosse o único negro a receber uma indicação.

Em novembro, Will Smith disse que pode ingressar na política em um “futuro próximo.”

“Os indicados refletem a Academia”, disse Smith. “A Academia reflete a indústria [Hollywood] e então a indústria reflete os Estados Unidos. Há um deslize regressivo em direção ao separatismo, à desarmonia racial e religiosa e esta não é a Hollywood que eu pretendo deixar para trás. Estamos todos nisso juntos. Temos que perceber e temos que consertar isso.”

O boicote de Smith ao Oscar não será o primeiro dele em uma premiação. Em 1989, ele se juntou a DJ Jazzy Jeff, LL Cool J e Salt-n-Pepa ao declinar ir ao Grammy depois de ser anunciado que a primeira Melhor Performance de Rap não seria televisionada. Smith e Jazzy Jeff acabaram ganhando o prêmio por “Parents Just Don't Understand”.

Veja os vídeos de Will Smith e Jada Pinkett Smith, respectivamente, abaixo.

We must stand in our power!

We must stand in our power.

Posted by Jada Pinkett Smith on Monday, 18 January 2016