Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Woodstock pode comemorar 40 anos em Berlim

Produtor da maratona musical de 1969 quer celebrar aniversário do festival na Alemanha

Da redação Publicado em 14/02/2009, às 11h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O festival de Woodstock, que marcou a geração hippie em 1969, nos EUA, pode celebrar seu aniversário de quatro décadas na Alemanha, informou a agência de notícias Efe.

Michael Lang, que trabalhou na produção da maratona, afirmou que pretende estimular a consciência ecológica com a comemoração, que terá o tema "Por Um Mundo Verde". Lang ainda disse que a idéia é chamar todos os músicos que participaram do festival (muitos deles já morreram, como Janis Joplin e Jimi Hendrix) para o evento, previsto para acontecer no antigo aeroporto de Tempelhof, em Berlim. Entre as atrações que ainda estão na ativa , constam Carlos Santana, Joe Cocker e Grateful Dead (hoje sem o guitarrista Jerry Garcia, morto em 1995).

O Woodstock aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto de 1969, em uma fazenda próxima a Nova York. O público deveria ter comprado ingressos para assistir ao festival, mas como boa parte das 400 mil pessoas que se dirigiram ao local nos três dias de evento não possuía entradas, as grades da fazenda foram derrubadas - o que acabou tornando o evento gratuito para muita gente.

O nome "Woodstock" foi resgatado em duas ocasiões posteriores, nos Estados Unidos: em 1994, num festival com cerca de 40 bandas; e em 1999, em uma maratona de shows marcada por altos indíces de violência.