Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Yoko Ono expõe roupas ensaguentadas de John Lennon

Exposição em Nova York terá vestes usadas pelo ex-Beatle no dia de seu assassinato

Da redação Publicado em 12/05/2009, às 19h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Uma sacola de plástico transparente. Dentro dela, as roupas que John Lennon usou em 8 de dezembro de 1980 - data em que foi assassinado por Mark Chapman à porta de seu edifício, o Dakota, após voltar do estúdio Record Plant, em Nova York. Os trajes ensanguentados, além de um piano do ex-Beatle e letras de música escritas a mão, integrarão a exposição John Lennon: The New York City Years, sob curadoria de Jim Henke e aberta na segunda, 11, no museu The Rock & Roll Hall of Fame Annex, em NYC. Na curadoria da instalação especial, a viúva e eterna figura controversa quando se trata dos Beatles, Yoko Ono. A sacola é do Hospital New York's St. Luke's-Roosevelt e foi entregue à artista dias após o crime.

Mais transparente é a posição de Ono a respeito de armas de fogo. Desde a morte do marido, a artista é uma das mais engajadas na luta por um maior controle do porte de armas. Quase um milhão de pessoas, afinal, foi vítima de armas de fogo desde aquele 8 de dezembro. "Era importante que as pessoas vejam, e entendam, o que a violência é", declarou.

Acostumada a ser alvo fácil de beatlemaníacos - muitos creditam à influência dela sobre Lennon o fim do quarteto, em 1970 -, a artista plástica contou em uma conferência, na abertura da exposição, que a matéria-prima da sua nova obra foi algo "difícil de incluir". Havia, sobretudo, o medo de "talvez ser criticada" pela opção. "Sei que é um triste e mordaz tipo de paradoxo. (...) Ele amou tanto este lugar, e terminou morto aqui", disse Ono, que recebeu as roupas após o assassinato do marido.

Também estão entre os itens exibidos guitarras, óculos, uma camiseta sem manga com os dizeres "New York City" (usada em uma foto icônica do músico) e insistentes cartas de Lennon para tentar obter o Green Card e fugir da deportação. O músico passou a maior parte dos anos 1970 em Nova York, ao lado de Ono. A exposição, dedicada a contar sobre a temporada do britânico na cidade, correrá até o final do ano.

Neste sábado, 16, uma igreja anglicana tocará a melodia de "Imagine", considerada "antirreligiosa" por Lennon, seu autor. Escrita em 1971, a música inspirou o Imagine Memorial, no Central Park, próximo ao edifício Dakota, onde o músico morava com Ono.