Aguce os ouvidos. Para provar que existe muita música de qualidade sendo feita no Brasil atualmente, a <i>Rolling Stone</i> garimpou alguns dos mais interessantes projetos recentes – ou futuros – do país e os reuniu nesta lista, disponível a seguir. - Reprodução

Sobe o Som: 10 novos artistas nacionais que você deve conhecer

Redação Publicado em 27/05/2015, às 19h19 - Atualizado às 20h39

Aguce os ouvidos. Para provar que existe muita música de qualidade sendo feita no Brasil atualmente, a Rolling Stone garimpou alguns dos mais interessantes projetos recentes – ou futuros – do país e os reuniu nesta lista, disponível a seguir.


Dingo Bells (RS)



Ouça: “Mistério dos 30”, “Dinossauros”, “Anéis de Saturno”



Indagações contemporâneas das mais variadas são embaladas por um pop lapidado e cheio de groove no disco de estreia deste trio gaúcho, Maravilhas da Vida Moderna, lançado no último mês de abril.



“Falamos sobre como vemos as pessoas levando a vida delas – e isso nos inclui. Então, [as faixas] têm muito mais um quê de reflexão mesmo”, disse à Rolling Stone Brasil o baixista Felipe Kautz. “Procuramos fazer do álbum uma ilustração do tempo em que vivemos.”



Saiba mais aqui.


Ava Rocha (RJ)



Ouça: “Uma”, “Auto das Bacantes”, “Você Não Vai Passar”



Filha do cineasta Glauber Rocha, Ava Rocha estreia em carreira solo unindo melodia e experimentação em um disco com alma brasileira e pés no presente.



O álbum Ava Patrya Yndia Yracema, que saiu em março deste ano, traz 12 canções que surpreendem pela riqueza estética e lírica, revelando sua compositora como figura ao mesmo tempo encantadora e enigmática.


Water Rats (PR)



Ouça: “Kurt Cobain's Ghost”, “Disconnection”, “Drop Your Drink”



Banda curitibana formada em 2012, o Water Rats traz o vocalista, Alexandre Capilé, e o baterista, Renê, do Sugar Kane.



Punk rock nervoso e inquieto, Ugly by Nature, primeiro disco do quarteto não deixa a desejar em relação aos lançamentos do gênero ao redor do mundo. Cantado em inglês, o álbum não tem meias palavras, com faixas sempre curtas, diretas e rápidas.



Quem gosta de OFF!, Mudhoney, gritaria e barulheira – e despreza o pop punk – pode ouvir sem medo.


Francisco, El Hombre (SP)



Ouça: “Francisco el Hombre”, “Brindizzinno”, “Nudez”



Formado em Campinas, o Francisco, El Hombre lançou o EP de estreia, La Pachanga!, no começo de maio.



Como o nome já adianta, a banda encontra conforto na música latina, cantando não só em espanhol, como também em português e em inglês. Abundância de sons, La Pachanga! traz coros vocais afiados e muito balanço – transformando os shows do grupo em celebrações sempre divertidas.


Carne Doce (GO)



Ouça: “Preto Negro”, “Sertão Urbano”, “Fruta Elétrica”



Formado pela união dos namorados Macloys (guitarra) e Salma Jô (voz), o Carne Doce estreou no fim de 2014 com o disco autointitulado. De Goiânia, o grupo une as raízes do centro-oeste com os ecos de guitarras do pós-punk, sempre de maneira orgânica.



“É praticamente todo mundo goiano”, disse a vocalista entrevista recente à RS Brasil. “A maioria de nós tem experiência de roça, fazenda. E tem também a cultura: muito conservadorismo, clientelismo.”


João Capdeville (RJ)



Ouça: “Pausa”, “Lembra?”, “Da Razão”



A melancolia latente dos acordes do carioca João Capdeville ganha vida com o jovem e talentoso produtor Diogo Strausz (responsável por Rainha dos Raios, de Alice Caymmi) no EP de estreia Pausa.



Com vocais que remetem ao supracitado Marcelo Camelo, Capdeville cresce com a sensibilidade de suas composições ao violão de náilon, que sempre se transformam em algo grandioso e cheio de detalhes conforme se desenrolam.



Saiba mais aqui


Bike (SP)



Ouça: “Enigma Do Dente Falso”



Projeto recente do prolífico baixista do Macaco Bong, Julito Cavalcante, o Bike só lançou duas músicas até hoje – e mesmo assim já desperta atenção tanto de mídia quanto de público.



O primeiro single é “Enigma Do Dente Falso” – com “1943” de lado B – , viagem psicodélica extremamente bem guiada, com um instrumental colorido e cheio de leveza e letras em português. No projeto, Cavalcante assume as guitarras, dando uma profundidade invejável ao instrumento.



Um álbum completo do Bike deve sair em breve sob o nome de 1943.



Saiba mais aqui.


Aloizio (DF)



Ouça: “Coleção”, “Perfeição”, “Mudado”



Letras expressivas e guitarras criativas são o núcleo de Esquina do Mundo, primeiro solo do brasiliense Aloizio, que saiu no último mês de abril.



Com um pop rock seguro, consciente e coeso, Aloizio deve agradar aos órfãos do Los Hermanos, mas também aos fãs de indie rock com identidade nacional.


Luiza Lian (SP)



Ouça: “Me Tema”, “Ônibus Lotado”, “Coroa de Flores”



Vertente feminina do selo paulistano Risco, Luiza Lian faz um convite a um universo diverso e bem-humorado, que permite todo tipo de ecletismo – do brega ao rock, do samba à psicodelia – em seu álbum de estreia, autointitulado, lançado em março.



Ela é acompanhada por Martim Bernardes e Guilherme D'Almeida (O Terno), Juliano Abramovay (Grand Bazaar), Tomás de Souza e Charles Tixier (ambos do Charlie & Os Marretas) na parte instrumental. Mas se destaca como letrista sarcástica e sem pudor (“charme da urgência de trepar” é um verso de “Me Tema”), falando do “Ônibus Lotado” ou do universo feminino (“Coroa de Flores”).



Indicado aos saudosistas da Vanguarda Paulista e Itamar Assumpção, mas também aos interessados no balanço, atrevimento e malícia de Luiza Lian.


Dônica (RJ)



Ouça: ““Macaco no Caiaque”, “Casa 180”



Jovem quinteto carioca, o Dônica prepara o disco de estreia da carreira para dar sequência ao EP autointitulado. Com um trabalho embebido em rock progressivo, MPB e Clube da Esquina, a banda busca profundidade sonora e literária, contando com Tom Veloso (18 anos), caçula de Caetano Veloso, como um dos letristas.



O requinte do Dônica impressiona em faixas como “Macaco no Caiaque” ou “Casa 180”, refletindo sempre referências sofisticas e seriedade sonora, com melodias intricadas e letras nada prosaicas. Vale lembrar que o integrante mais velho da banda não passa de 20 anos de idade.



Saiba mais aqui


música melhores francisco el hombre o terno risco 2015 sugar kane luiza lian Ava Rocha dingo bells carne doce macaco bong water rats bike novos artistas dônica novas bandas nacionais balacl disco de estreia 2015 aloizio joão capdeville

Leia também

Andrea Bocelli ganha documentário sobre carreira e vida pessoal


Janis Joplin no Brasil: Apenas uma Beatnik de Volta à Estrada


Bonecos colecionáveis: 13 opções incríveis para presentear no Natal


Adicionados recentemente: 5 produções para assistir no Prime Video


As últimas confissões de Kurt Cobain [Arquivo RS]


Violões, ukuleles, guitarras e baixos: 12 instrumentos musicais que vão te conquistar