A grande maioria dos artistas gosta de atuar em uma zona de conforto musical, mas existem aqueles que ousam e se juntam em parcerias que muitos fãs não poderiam imaginar. Veja alguns exemplos a seguir. - Twitter Oficial Reprodução

Iggy Pop e Ke$ha, U2 e Seu Jorge: relembre parcerias inusitadas da música

Redação Publicado em 01/12/2012, às 15h31 - Atualizado às 15h34


A novidade do segundo álbum da Ke$ha, Warrior, é a faixa “Dirty Love”, que conta com a participação do Iggy Pop, que canta (ou fala) um refrão zombando o político republicano Rick Santorum, (conhecido por comentários anti-homossexuais durante campanha a presidência dos Estados Unidos em 2010). Talvez esta parceria não seja tão inusitada assim, já que a letra “Cockroaches do it in garbage cans… Santorum did it in a V-neck sweater” ("baratas transam em latas de lixo... Santorum transou em um suéter com gola em V") poderia pertencer tanto a um quanto ao outro.
Para encerrar sua turnê no Brasil em 2011, o U2 chamou na metade do show o cantor Seu Jorge para uma cover de “The Model”, da banda alemã Kraftwerk. A canção foi tocada para mais de 90 mil pessoas no estádio do Morumbi, com Seu Jorge e The Edge no violão. O carioca foi escolhido por Bono em uma lista oferecida pela gravadora Universal, seguindo o costume da banda, de sempre chamar um artista nacional em seus shows.
O disco Fundamental, com onze músicas inéditas compostas pelo ex-Police Andy Summers foi feito especialmente para a voz da Fernanda Takai, acompanhada pela guitarra ou pelo violão de Summers. Misturando rock, pop e bossa nova, o álbum tem todas suas letras em inglês, com quatro que ganharam versões em português: “Pra Não Esquecer” (I Remember), “Chuva No Oceano” ("Teardrops In The Sea"), “Sorte No Amor” ("Music In Darkness") e “No Mesmo Lugar” ("Here I Am Again").
50 Cent e Eminem não é nenhuma novidade, desde o clipe “In da Club”, que marcou a estreia do rapper como um apadrinhado de Eminem e Dr. Dre. Mas formar um trio com Adam Levine, do Maroon 5, deu um tom surpreendente a “My Life”, que faz parte do álbum Street King Immortal, previsto para fevereiro de 2013. A faixa foi apresentada no palco do programa de talentos The Voice, que tem Levine como um dos jurados. A parceria teve um ótimo resultado e até ganhou clipe.
Mais do que parceria, trata-se de uma experiência entre a banda de metal Mastodon e a canadense indie Feist, que foi chamada Feistodon. O fruto disso foi um single de vinil 7 polegadas no Record Store Day, com Feist cantando "Black Tongue", do Mastodon, e com eles tocando "A Commotion", da Feist. Esta ganhou um clipe dirigido e editado por Vice Cooler, com Feist como a protagonista headbanger.
“Quero Toda Noite” integra o álbum de estreia do Fiuk, que foi quem fez o convite a Jorge Ben Jor e, inclusive, confessou que estava inseguro sobre a resposta do carioca. Jorge, no entanto, em diversas entrevistas fez elogios ao filho de Fábio Jr. O clipe, que também é primeiro do Fiuk, foi gravado no morro do Vidigal, a pedido de cantor, que quis mostrar um clima descontraído e simples, para combinar com o tom da música.
O álbum colaborativo de Lou Reed e Metallica, Lulu, deixou fãs chateados e críticos divididos a partir da data em que foi liberada a primeira faixa, “The View”, em streaming, como apresentação do que estava por vir. Em entrevista ao USA Today, Reed contou que fãs do Metallica o ameaçaram de morte pelo resultado da parceria. Apesar das opiniões negativas em blogs, sites e revistas, ambos os lados se consideram contentes com o que criaram juntos.
“Beautiful Dangerous” é assinada por Slash e faz parte do álbum solo de estreia do guitarrista. A surpresa são os vocais de Fergie. Os artistas já haviam cantado juntos ao vivo em ocasiões diferentes, e em 2010 entraram no estúdio para o disco Slash. O clipe polêmico da faixa se passa em um clube de strip-tease, com Fergie interpretando uma stripper que seduz, captura e acaba matando Slash.
Em 2011, Tony Bennett gravou o disco Duets II, no qual fez parcerias com artistas como Amy Winehouse, Michael Bublé e Mariah Carey. Porém, a que chamou mais atenção foi faixa que gravou com a Lady Gaga, “Lady Is a Tramp”, principalmente após boatos de um possível álbum de jazz que os dois estariam preparando. Em entrevista à Rolling Stone EUA, Bennett revelou que Lady Gaga fez o convite: "Ela me ligou da Nova Zelândia e disse: 'Quero fazer um disco de jazz com você'".
Após a pausa indefinida de Black Eyed Peas, Will.i.am preferiu não descansar e já de cara chamou dois grandes nomes para a primeira faixa do disco #willpower, Jennifer Lopez e Mick Jagger. A música “The Hardest Ever”, que é inteiramente dance com uma batida ideal para as pistas e a voz de Jagger sintetizada, teve seu clipe gravado em outubro de 2011, com os três artistas em um ambiente futurista.
Metallica U2 Seu Jorge Iggy Pop lou reed fiuk Jorge Ben Jor ke$ha

Leia também

Andrea Bocelli ganha documentário sobre carreira e vida pessoal


Janis Joplin no Brasil: Apenas uma Beatnik de Volta à Estrada


Bonecos colecionáveis: 13 opções incríveis para presentear no Natal


Adicionados recentemente: 5 produções para assistir no Prime Video


As últimas confissões de Kurt Cobain [Arquivo RS]


Violões, ukuleles, guitarras e baixos: 12 instrumentos musicais que vão te conquistar