Abre - Melhores Momentos Globo de Ouro - Jordan Strauss/Invision/AP

Os dez melhores momentos do Globo de Ouro 2017

Rolling Stone EUA/Redação Publicado em 09/01/2017, às 13h30 - Atualizado às 16h31

Aconteceu na noite do último domingo, 8, a 74ª edição anual do Globo de Ouro, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A premiação, que inclui categorias tanto de filmes quanto de séries, é realizada pela Associação dos Correspondentes Estrangeiros de Hollywood. Entre discursos comoventes, tributos e vitórias surpreendentes, veja os dez melhores momentos da premiação.


via GIPHY

A abertura inspirada em La La Land – Cantando Estações



Para dar o tom à noite, Jimmy Fallon bolou uma ousada e divertida paródia de La La Land, maior vencedor da premiação, com diversos dos indicados a prêmios. O vídeo era recheado de referências: a ressurreição de Jon Snow em Game of Thones, o Ford Bronco de People v. O.J. Simpson, Rami Malek como o personagem Elliot de Mr. Robot e muito mais. As crianças protagonistas da série Stranger Things – incluindo um rap da atriz Mille B. Brown –, como sempre, arrancaram risadas, assim como as interações entre Fallon e o cantor Justin Timberlake.


via GIPHY

As vitórias de Atlanta e Donald Glover



Donald Glover – que também é Childish Gambino, o rapper por trás do incensado e recente disco Awaken, My Love – viu a série criada e protagonizada por ele, Atlanta, faturar dois prêmios em seu ano de estreia. Além de Melhor Série de Comédia, a produção teve com Glover o Melhor Ator em Série de Comédia. “Queria agradecer à cidade de Atlanta e aos negros que sobrevivem em Atlanta, por estarem vivos e serem pessoas maravilhosas”, lembrou ele em um dos discursos, admitindo que “não pensava que as pessoas realmente fossem gostar da série”, que apresentou ao público o trabalho de Keith Stanfield, Zazie Beetz e Brian Tyree Henry. A cidade norte-americana que dá nome à produção da FX é frequentemente palco de manifestações e protestos contra a violência policial e a morte de negros.


via GIPHY

O discurso comovente e político de Meryl Streep



Um dos pontos altos da noite, que ressoou com força nas redes sociais, foi o discurso de Meryl Streep. A atriz, que detém oito prêmios e 29 indicações no Globo de Ouro, levou muitos dos presentes às lágrimas com suas palavras e também criticou diretamente o próximo presidente norte-americano no discurso proferido de voz rouca. Ela começou defendendo a liberdade e o respeito à imprensa e se referiu a um episódio recente em que Trump fez piada com um jornalista com deficiência: “A violência incita a violência. O desrespeito gera o desrespeito. Se alguém usa sua posição para fazer bullying, todos nós perdemos”. “Peço que ajudemos a proteger os jornalistas, porque precisamos deles mais do que nunca”, acrescentou.



Meryl também foi incisiva ao tratar de estrangeiros, alvos de Trump, que prometeu construir um muro entre Estados Unidos e México e deportar três milhões de imigrantes. “O que é Hollywood senão um monte de gente de vários lugares?”, disse, antes de citar as origens diversas de alguns atores ali presentes e de proferir o gancho mais marcante de toda a fala: “Hollywood está repleta de forasteiros e estrangeiros, e se você nos mandar embora, você não terá nada para assistir, exceto futebol e MMA, que não são arte.” A atriz foi agraciada com o prêmio nomeado Cecil B. DeMille, honrando o conjunto da obra dela, e encerrou um dos momentos mais intensos do Globo de Ouro de 2017 também recordando Carrie Fisher. “[Ser atriz] É como minha amiga Princesa Leia me disse certa vez: 'Pegue seu sofrimento e transforme-o em arte'.”


via GIPHY

O discurso preciso e esperançoso de Tracee Ellis Ross



Tracee Ellis Ross, de Black-ish, ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical em sua primeira indicação ao Globo de Ouro. A atriz também foi a primeira mulher negra a ganhar nessa categoria em mais de três décadas. Em seu discurso, Tracee reconheceu a falta de diversidade em Hollywood, mas também acendeu a esperança de que as coisas não sejam assim para sempre. “Isto é por todas as mulheres, mulheres negras e pessoas 'de cor'”, ela disse. “Cujas histórias, ideias, pensamentos não são sempre considerados dignos, válidos e importantes.” Ela continuou: É uma honra [...] mostrar a mágica e a beleza de uma história e histórias que estão fora dos lugares que a indústria geralmente procura.”


via GIPHY

Hugh Laurie e as críticas indiretas a Trump



O piadista Hugh Laurie levou por Melhor Ator Coadjuvante em The Night Manager. E não seria exagero dizer que Laurie fez mais a plateia rir do que o apagado Fallon. “Achei que este seria o último Globo de Ouro”, atirou, ao microfone. “Não quero ser chato nem nada, mas é que tem escrito ‘estrangeiro’ [referência à associação de críticos que julga os prêmios] na estatueta”. A fala foi uma crítica indireta o presidente eleito Donald Trump, que prometeu construir um muro entre Estados Unidos e México e deportar três milhões de imigrantes. O ator ainda se desculpou por soar “sombrio”.


via GIPHY

Kristen Wiig e Steve Carell apresentando a categoria de Melhor Filme de Animação



Para anunciar o vencedor de Melhor Filme de Animação, as duas estrelas de Meu Malvado Favorito 2 relembraram as primeiras animações que eles assistiram, o que rapidamente trouxe de volta memórias dolorosas de infância. Para Carell, foi a recordação de que a mãe dele anunciou que iria se divorciar do pai depois de uma sessão de Fantasia; para Kristen, foi assistir a Bambi depois de sacrificar os três cachorros dela (chamados de Janet, Chrissy e Jack). A execução foi ótima e a ideia de que filmes para crianças também podem se conectar com experiências mais maduras e tristes (por mais que fictícias) foi um toque inteligente.


via GIPHY

A vitória de Moonlight em Melhor Filme de Drama



O prêmio mais esperado e derradeiro da noite foi surpreendente. Deixando de lado a dura concorrência de filmes como Lion e Manchester À Beira-Mar, quem faturou a honraria foi Moonlight. Dessa forma, o longa dirigido por Barry Jenkins confirmou a condição de um dos favoritos ao Oscar. “A todos que estão no Twitter, em Miami ou Nova Orleans, se vocês não viram o filme, contem aos seus amigos e espalhem para mais amigos”, disse Jenkins no palco.


via GIPHY

As adoráveis estrelas de Lion



Em meio aos comentários políticos e piadas forçadas, um sopro de fofura. A dupla que estrela Lion, Dev Patel (Quem Quer Ser um Milionário?) e o pequeno Sunny Pawar, que interpreta o personagem de Patel na infância, subiram ao palco para apresentar o filme. Os dois vestiram smokings iguais e encantaram o público enquanto introduziam o longa, que foi indicado a Melhor Filme de Drama.


via GIPHY

Viola Davis apresentando o prêmio nomeado Cecil B. DeMille de Meryl Streep



Antes de Meryl Streep subir ao palco para dar o grande discurso da noite, a colega e amiga Viola Davis fez uma apresentação emocionante para o prêmio nomeado Cecil B. DeMille que seria concedido a Streep. Viola fez uma declaração de amor ao trabalho de Streep: “Sua arte nos lembra o impacto do que significa realmente ser um artista: que é para nos sentirmos menos solitários. [...] Você é uma musa. Seu impacto me incentivou a ficar na linha, Streep. Eu te vejo. Eu te vejo.” A atriz continuou, emocionada: “Você me faz ter orgulho de ser atriz. Você me faz sentir que o que eu tenho em mim – meu corpo, meu rosto, minha idade – é suficiente. Você encapsula aquela grande citação de Émile Zola que diz ‘Se você me perguntar, como artista, o que eu vim fazer neste mundo, eu, como um artista, diria, eu vim viver em voz alta’.”


via GIPHY

O tributo a Carrie Fisher e Debbie Reynolds



Carrie Fisher e Debbie Reynolds foram honradas com uma homenagem curta, mas comovente, após morrerem com um dia de diferença em dezembro de 2016. O vídeo contava com trechos dos pontos altos da carreira de Carrie e Debbie, incluindo cenas de Carrie em Star Wars, Harry & Sally: Feitos um para o Outro e até em uma participação especial em 30 Rock. Debbie foi honrada com cenas dela cortando um tapete em Cantando na Chuva, estrelando ao lado de Frank Sinatra em Armadilha Amorosa e passeando em uma Vespa em Dominique – um trecho justaposto perfeitamente com Carrie em um speeder em O Retorno de Jedi. Acompanhando as cenas clássicas estavam vídeos caseiros emocionantes de Carrie e Debbie, além da performance de "You Made Me Love You (I Didn't Want to Do It)" que mãe e filha fizeram no programa de Oprah Winfrey, em 2011.


série entretenimento cinema LISTA Ryan Gosling cerimônia vencedores Meryl Streep FX globo de ouro Carrie Fisher la la land donald glover Emma Stone Atlanta hip-hop como foi cantando estações the night manager globo de ouro 2017 2o17

Leia também

Andrea Bocelli ganha documentário sobre carreira e vida pessoal


Janis Joplin no Brasil: Apenas uma Beatnik de Volta à Estrada


Bonecos colecionáveis: 13 opções incríveis para presentear no Natal


Adicionados recentemente: 5 produções para assistir no Prime Video


As últimas confissões de Kurt Cobain [Arquivo RS]


Violões, ukuleles, guitarras e baixos: 12 instrumentos musicais que vão te conquistar