Atalhos - Marina Casagrande/Divulgação

Atalhos mostra folk “torto” em performance de “José, Fiquei Sem Saída”

Renovada, banda lança segundo disco denso influenciado por Wilco e literatura

Lucas Brêda Publicado em 23/02/2015, às 16h17 - Atualizado em 02/03/2015, às 16h23

por Lucas Brêda

Quem conhece o Atalhos do primeiro disco, Em Busca do Tempo Perdido (2012), se surpreende com a renovação da banda no segundo trabalho, Onde a Gente Morre, lançado entre o fim do ano passado e começo deste ano. O pop rock insosso dá lugar a um folk cheio de sensibilidade e riqueza de detalhes, características do single “José, Fiquei Sem Saída” – cujo vídeo ao vivo ganha lançamento exclusivo no Sobe o Som.

Mais no SoS:Revelação goiana, Carne Doce libera clipe de “Fetiche”

“Foi um trauma do nosso primeiro disco”, revela Gabriel Soares, violonista, baterista, vocalista e principal compositor da banda, sobre o resultado do segundo trabalho. “Não ficou verdadeiro, não era o que a gente queria fazer. Ele [o primeiro álbum] foi mixado para ter um formato comercial, algo mais descartável. E nós não queríamos isso. Queríamos causar estranhamento.”

A fuga da estética “descartável”, em Onde a Gente Morre, traz como resultado um álbum duplo denso, longo, repleto de ruídos, baterias sinuosas e narrativas misteriosas. Para a mixagem, a solução veio no olhar para fora do Brasil. “O [produtor] Eduardo Ramos sugeriu: ‘Vocês têm que mixar com alguém de fora, que vai entender melhor o que vocês estão querendo fazer’”. Após algumas trocas de e-mail – e a negociação de um preço “amigável” –, o produtor norte-americano Mark Howard (com trabalhos com R.E.M., U2 e Bob Dylan no currículo) se interessou pelas músicas e mixou o álbum.

Assista ao vídeo de “Shooting Star”, do The Soundscapes

E a busca pelo estranhamento não ficou só no discurso. É preciso mergulhar fundo no universo do Atalhos para entender todas as facetas de Onde a Gente Morre, abertamente refletido no som Wilco. “Durante a gravação do disco, estávamos muito influenciados por Wilco”, conta Soares. “Uma coisa que marcou foi uma cena [do filme I Am Trying to Break Your Heart: A Film About Wilco] em que eles falavam: ‘A parte mais difícil é destruir [as canções]’”.

“Destruindo” as melodias compostas por Soares ao violão, o Atalhos chegou a faixas como “José, Fiquei Sem Saída”, certamente a mais cativante e interessante do disco, com uma história de vingança e referência explícita ao protagonista de O Processo (livro de Franz Kafka) Joseph K. “Para fazer as músicas deste disco, eu fui muito influenciado por literatura”, confessa o vocalista. “Por isso, em várias músicas nós colocamos nome de personagem e referências.”

Ouça e baixe o EP Ao Vivo no Maravilha8, do Baleia

Com a ajuda do duo eletrônico Discreet, o Atalhos toca “José, Fiquei Sem Saída” no vídeo exclusivo abaixo. A faixa é uma das que estarão no repertório do grupo para o show de lançamento do álbum, que acontece nesta terça-feira, 24, no B. Music Bar, em São Paulo. A apresentação acontece às 22h, e tem ingressos a R$ 20. Veja mais informações abaixo.

Atalhos lança Onde a Gente Morre em São Paulo

24 de fevereiro (terça-feira), às 22h

B. Music Bar – Rua dos Pinheiros, 518 – São Paulo/SP

Ingressos: R$ 20

Abaixo, conheça o segundo disco da Atalhos, Onde a Gente Morre.

música show ingressos lançamento são paulo Vídeo ao vivo atalhos wilco sobe o som blog franz kafka onde a gente morre A Film About Wilco josé fiquei sem saída em busca do tempo perdido o processo I Am Trying to Break Your Heart discreet

Leia também

Clipe: Emicida se transforma em Goku e Zeca Pagodinho vira Mestre Kame em 'Quem Tem um Amigo (Tem Tudo)'


Rincon Sapiência anuncia novo 'verso livre versão quarentena' durante live; veja detalhes


3 Perguntas Para... Dani Black: 'Tem uma sensação única que só se consegue passar ao vivo'


Quarentena indie: festival online Global Music Fest trará 21 bandas alternativas, de Built To Spill a Tempers


Supla regrava 'Jealous Guy', clássico solo de John Lennon: 'Sem compromisso' [VÍDEO]


Emicida lança Passarinhos Remix com banda chilena Moral Distraída - e a quarentena fica mais leve [VÍDEO]