O duo carioca Gorduratrans - Lucas Santos/Divulgação

Exclusivo: documentário explora origem e trajetória improvável do duo carioca Gorduratrans

Banda lançou este ano o segundo disco da carreira, Paroxismos, pela Balaclava Records, e apresenta “álbum visual” com show em São Paulo

Lucas Brêda Publicado em 27/10/2017, às 14h24 - Atualizado às 14h38

Por Lucas Brêda

A trajetória do Gorduratrans não é exatamente comum. O duo carioca começou por volta de 2015 e, com uma produção inteiramente baseada no conceito de lo-fi, já chegou ao segundo disco, Paroxismos (2017), colecionando shows lotados, escalações em festivais importantes e menções em listas de melhores do ano. Apesar de curto, o caminho da banda até aqui foi explorado em um documentário de meia hora, liberado com exclusividade no Sobe o Som – espaço da Rolling Stone Brasil dedicado à música alternativa.

O Gorduratrans está na nossa lista de 15 discos nacionais lançados no primeiro semestre que você deve ouvir

O filme, que conta com algumas imagens de shows, retrata com diálogos e depoimentos como o relacionamento entre Felipe Aguiar (guitarra e voz) e Luiz Felipe Marinho (bateria e voz) rendeu o conceito e a sonoridade shoegaze e noise rock do Gorduratrans. A dupla também disseca a produção dos dois discos que já lançaram, Repertório Infindável de Dolorosas Piadas (2015) e Paroxismos (2017) – o segundo deles, aliás, foi lançado com matéria no Sobe o Som –, a relação com a Balaclava Records – selo do qual agora fazem parte – e até a vez em que Anthony Fantano – pessoa por trás do canal The Needle Drop, possivelmente o crítico musical mais importante no mundo atualmente – postou um dos álbuns do duo.

O documentário, produzido pelo Canal Riff, adianta o show que o Gorduratrans faz na comedoria do Sesc Belenzinho, em São Paulo, no próximo sábado, 28. A apresentação, marcada para as 21h30 – e com ingressos a R$ 20 – marca o lançamento de um “álbum visual”, espécie de complemento em vídeo para o disco Paroxismos. O filme será exibido no telão enquanto o grupo toca na íntegra e na ordem as canções do LP. Eles ainda tem shows marcados em Uberlândia (2/11), Goiânia (4/11), Brasília (5/11), Natal (11/11), Fortaleza (12/11), Campina Grande (17/11) e Rio de Janeiro (10/12).

Assista ao documentário e ouça os álbuns do Gorduratrans abaixo

música rock nacional lançamento Documentário balaclava records segundo álbum segundo disco álbum visual gorduratrans shoegaze cosmoplano records yuck felipe aguiar sesc belenzinho luiz felipe marinho bichano records paroxismos

Leia também

Clipe: Emicida se transforma em Goku e Zeca Pagodinho vira Mestre Kame em 'Quem Tem um Amigo (Tem Tudo)'


Rincon Sapiência anuncia novo 'verso livre versão quarentena' durante live; veja detalhes


3 Perguntas Para... Dani Black: 'Tem uma sensação única que só se consegue passar ao vivo'


Quarentena indie: festival online Global Music Fest trará 21 bandas alternativas, de Built To Spill a Tempers


Supla regrava 'Jealous Guy', clássico solo de John Lennon: 'Sem compromisso' [VÍDEO]


Emicida lança Passarinhos Remix com banda chilena Moral Distraída - e a quarentena fica mais leve [VÍDEO]