O músico carioca João Capdeville - Reprodução/Facebook

João Capdeville recorda-se do pai falecido no melancólico clipe de “Lembra?”

Faixa faz parte de Pausa, EP de estreia do carioca, lançado em agosto do ano passado

Lucas Brêda Publicado em 24/02/2015, às 19h39 - Atualizado em 02/03/2015, às 16h23

por Lucas Brêda

A melancolia latente dos acordes do carioca João Capdeville ganha vida com a produção de Diogo Strausz na faixa “Lembra?” – cujo videoclipe é lançado com exclusividade no Sobe o Som. Capdeville, que lançou o EP de estreia, Pausa, no ano passado, visita as memórias do pai falecido na letra da música, uma das mais tocantes do cancioneiro dele.

Mais no SoS: Atalhos mostra folk “torto” em “José, Fiquei Sem Saída”

“Foi uma fase da minha vida que eu estava passando por algo muito chato”, confessa o cantor e compositor, sem muita firmeza. “É uma música muito dolorida porque em muitos momentos eu me lembro do meu pai, que já está falecido”. “Sorrisos vêm e vão/ Mas nunca hão de ficar”, canta Capdeville – com vocais que remetem ao ex-Los Hermano Marcelo Camelo – em “Lembra?”.

Com o desenrolar da canção, os ecos ficam mais frequentes e entram guitarra e percussão, revelando uma das características fundamentais ao som do carioca: o dedo de Diogo Strausz. Responsável pelo afamado Rainha dos Raios, de Alice Caymmi, e com um disco solo (Spectrum: Vol. 1) recentemente lançado, o produtor acrescenta instrumentos de sopro, backing vocals e dá a dimensão essencial às faixas de Pausa.

Revelação goiana, Carne Doce libera clipe de “Fetiche”

“Conheci o Strausz através de uma amiga em comum”, conta Capdeville. “Então, entrei em contato com o Diogo – gostei dele –, e a gente foi aos poucos montando o time”. O “time” de instrumentistas gravou o EP de estreia do cantor – com assinatura de Strausz – em junho, e ele foi chegou à internet em agosto do ano passado.

Para o clipe de “Lembra?”, Capdeville conta com o auxílio dos diretores Fernando Neumayer e Luís Martino, da produtora carioca Tocavídeos. “A ideia do clipe veio do Fernando e do Luís – e eu dei aqueles pitacos de sempre”, ri o músico. “Passei para eles a ideia que eu queria transmitir no clipe – que são as mesmas da música –, de solidão, melancolia e, principalmente, nostalgia.”

Assista ao vídeo de “Shooting Star”, do The Soundscapes

O vídeo foi gravado em um único dia, segundo Capdeville, “bem simples de se fazer”. Conheça abaixo.

Ouça também o EP de estreia de João Capdeville, Pausa.

música disco Vídeo clipe ep videoclipe pausa alice caymmi carioca Marcelo Camelo diogo strausz rainha dos raios joão capdeville luís martino fernando neumayer capdeville lembra? spectrum: vol. 1 tocavídeos

Leia também

Clipe: Emicida se transforma em Goku e Zeca Pagodinho vira Mestre Kame em 'Quem Tem um Amigo (Tem Tudo)'


Rincon Sapiência anuncia novo 'verso livre versão quarentena' durante live; veja detalhes


3 Perguntas Para... Dani Black: 'Tem uma sensação única que só se consegue passar ao vivo'


Quarentena indie: festival online Global Music Fest trará 21 bandas alternativas, de Built To Spill a Tempers


Supla regrava 'Jealous Guy', clássico solo de John Lennon: 'Sem compromisso' [VÍDEO]


Emicida lança Passarinhos Remix com banda chilena Moral Distraída - e a quarentena fica mais leve [VÍDEO]