Trecho do clipe de "Summer Long", do Mombojó em parceria com a vocalista do Stereolab, Laetitia Sadier - Reprodução/Vídeo

Mombojó se une a Laetitia Sadier, do Stereolab, no clipe de “Summer Long”

Em abril, banda pernambucana lança EP composto e gravado em parceria com a cantora francesa

Lucas Brêda Publicado em 29/03/2016, às 17h58 - Atualizado às 18h57

Por Lucas Brêda

O encontro (até então, restrito ao universo virtual) entre os pernambucanos do Mombojó e a francesa Laetitia Sadier já havia rendido uma faixa, “Summer Long”, lançada em Alexandre (2014), mais recente disco deles. Neste primeiro semestre de 2016, o Mombojó e a vocalista do Stereolab retomam a parceria, lançando o clipe de “Summer Long” e anunciado um EP de inéditas feito pelos dois artistas.

O clipe de “Summer Long” é obra do diretor brasileiro (residente em Londres) Alex Carvalho, cujo currículo inclui trabalhos com Coldplay, PJ Harvey, Elton John e U2. “É um pernambucano que mora em Londres e sempre quisemos fazer algo com ele”, explica o vocalista do Mombojó, Felipe S. “Quando fizemos a [primeira] parceria com a Laetitia, pensamos: eles moram em Londres e isso facilita a realização.”

Baseado no roteiro de Carvalho, o vídeo foi rodado em um estúdio, na capital inglesa, com imagens de Laetitia e Felipe (este em São Paulo) gravadas separadamente como complemento. O clipe exibe um homem em uma espécie de prisão, enquanto o tempo passa em reverso: ele começa mais velho e termina “como um ovo”, depois de “rejuvenescer”.

A abordagem de Carvalho teve origem da mesma relação que Felipe e Laetitia tiveram para compor a letra de “Summer Long”. Na ocasião, o Mombojó enviou a música estruturada – já com vocais – para a ex-vocalista da banda britânica. Ela, então, acrescentou as próprias vozes nos “buracos” da canção. Sem saber português, Laetitia teve uma única orientação sobre o teor da poesia de Felipe: tratava de “memórias da infância dele.”

Foi exatamente esta a mesma conversa que o vocalista do Mombojó e o diretor tiveram, sendo que Carvalho teve a vantagem de entender tanto o inglês quanto o português da letra. “Na época, eu dei carta branca, e ela foi muito no feeling”, lembra Felipe. “[Carvalho] até perguntou [do que se tratava a letra], mas a relação acabou sendo a mesma de quando criamos a música.”

“Passamos também muito tempo tentando juntar dinheiro para realizar o clipe, porque a relação da moeda desvalorizou muito justamente na época”, confessa o vocalista, notando que o preço ficou cerca de três vezes maior do que seria se o vídeo fosse feito com o mesmo tipo de estrutura só que em São Paulo. O que mais encareceu a produção foi a construção da “cela” em estúdio. “Mas ficamos muito, muito felizes de conseguir realizar algo com ele.”

Conheça o clipe de “Summer Long” abaixo.

Apesar de serem atualmente parceiros musicais, Mombojó e Laetitia têm uma relação que vai além de “Summer Long”: o Stereolab é declaradamente a maior influência dos integrantes do grupo pernambucano desde o começo da carreira, há mais de uma década. Depois de se juntarem para a canção de Alexandre, os brasileiros foram atrás da cantora novamente, desta vez para algo mais sólido.

Após terem um projeto aprovado em uma lei estadual de incentivo à cultura, o Mombojó recrutou Laetitia e se confinou em uma casa de temporada na região de Aldeia, no município pernambucano de Camaragibe. Lá, eles registraram quatro canções inéditas para um EP, intitulado Summer Long, a ser lançado entre os próximos meses de abril e maio.

“Foi um negócio bem transformador para a banda”, assume Felipe, lembrando que o quarteto ficou junto à cantora do Stereolab por alguns dias, finalizando e registrando com ela as músicas anteriormente compostas. “Passamos muitos anos ouvindo e agora tivemos a oportunidade de produzir junto com ela! Foi bem transformador.”

música entrevista Londres Inglaterra assistir parceria Vídeo clipe ep composição recife letra live Alexandre como foi sítio mombojó summer long stereolab pernambucano camaragibe Laetitia sadier chiquinho alex carvalho aldeia

Leia também

Clipe: Emicida se transforma em Goku e Zeca Pagodinho vira Mestre Kame em 'Quem Tem um Amigo (Tem Tudo)'


Rincon Sapiência anuncia novo 'verso livre versão quarentena' durante live; veja detalhes


3 Perguntas Para... Dani Black: 'Tem uma sensação única que só se consegue passar ao vivo'


Quarentena indie: festival online Global Music Fest trará 21 bandas alternativas, de Built To Spill a Tempers


Supla regrava 'Jealous Guy', clássico solo de John Lennon: 'Sem compromisso' [VÍDEO]


Emicida lança Passarinhos Remix com banda chilena Moral Distraída - e a quarentena fica mais leve [VÍDEO]