- São Paulo Sociedade Anônima (Foto: Divulgação)
Itaú Cultural Play

Aniversário de São Paulo: o Itaú Cultural Play celebra os 470 anos da cidade com a disponibilização de filmes que a retratam

Os filmes trazem cenário e personagens emblemáticos da maior cidade do Brasil

Bruna Maleh Publicado em 22/01/2024, às 19h30

No próximo dia 25 de janeiro (quinta-feira), a cidade de São Paulo celebra 470 anos, com isso, a Itaú Cultural Play disponibilizará gratuitamente dois filmes emblemáticos sobre a cidade. Os filmes são "São Paulo Sociedade Anônima" de Luiz Sergio Person e "São Paulo em Hi-Fi" de Lufe Steffen, acessíveis no site www.itauculturalplay.com.br e em dispositivos Android e iOS.

"São Paulo Sociedade Anônima", lançado em 1965, explora o crescimento econômico e industrial de São Paulo nos anos 50. O filme, primeiro longa-metragem do diretor paulistano Luiz Sergio Person, apresenta a história de Carlos, interpretado por Walmor Chagas, um homem de classe média lutando para se adaptar à rápida evolução da cidade. Além de Walmor Chagas, o elenco conta com Eva Wilma, Darlene Glória e Otello Zeloni e direção de Person. Este filme é considerado um clássico do cinema brasileiro, ganhador de prêmios nacionais e internacionais, e foi eleito um dos 100 melhores filmes brasileiros pela Abraccine.

São Paulo em Hi-fi (Foto: Divulgação)

 

Já o documentário "São Paulo em Hi-fi", lançado em 2016, retrata a história da comunidade LGBTQIAP+ em São Paulo durante as décadas de 1960 a 1980. O filme, dirigido por Lufe Steffen, utiliza imagens de arquivo e entrevistas com figuras conhecidas da época, como João Silvério Trevisan, Leão Lobo e a drag queen Kaká di Polly, para mostrar a vida nas primeiras boates e casas noturnas da cidade, em um período que abrange a ditadura militar e a redemocratização do Brasil.

Nele é abordada a luta por direitos e liberdade da comunidade LGBTQIAP+ em uma São Paulo conservadora e a desinformação sobre o HIV e a AIDS. O documentário foi reconhecido em festivais tanto no Brasil quanto no exterior e recebeu prêmios, incluindo um relacionado ao combate à homofobia.

 

filme aniversário são paulo itau São Paulo em Hi-fi

Leia também

Bridgerton ganha homenagem no Rio de Janeiro após estreia da 3ª temporada


"Culminância de uma trilogia", diz produtor sobre 3ª temporada de What If...?


Quando estreiam os episódios finais da 3ª temporada de Bridgerton na Netflix?


Doctor Who 'é como um rito de passagem', diz Golda Rosheuvel


Jessica Biel admite que teria desistido da carreira se 'The Sinner' não tivesse sucesso


Mindy Kaling aconselha estrelas de spin-off de The Office: "Tentem não rir"