- Anne Frank (Foto: Reprodução / Twitter)

Anne Frank: Livro 'feriu dignidade de sobreviventes do Holocausto' ao apontar suposto traidor da menina, afirma Congresso Judaico Europeu

Livro da Harper Collins aponta suspeito de expor o esconderijo da família de Anne Frank aos nazistas

Redação Publicado em 03/02/2022, às 19h44 - Atualizado em 13/02/2022, às 11h30

A editora norte-americana Harper Collins lançou a edição em inglês do livro The Betrayal of Anne Frank: A Cold Case Investigation (2022), de Rosemary Sullivan, publicado em 18 de janeiro e traduzido no Brasil como Quem Traiu Anne Frank? Agora, o principal grupo da comunidade judaica na Europa, chamado Congresso Judaico Europeu, pediu que o título fosse retirado. Entenda o porquê, de acordo com informações do R7.

O livro alega que Arnold van den Bergh é o principal suspeito de expor o esconderijo da família Frank aos nazistas. No entanto, o Congresso Judaico Europeu, apoiado por pesquisadores do assunto, critica as informações apresentadas: segundo o grupo, é uma "reivindicação potencialmente incendiária [...] em um momento em que o antissemitismo, a negação e a distorção do Holocausto estão em ascensão."

+++LEIA MAIS: Além de Anne Frank: 5 livros para lembrar perseguição judaica da 2ª Guerra Mundial [LISTA]

We have written to @HarperCollins to request that the book ‘The Betrayal of Anne Frank: A Cold Case Investigation’ is removed from publication, or at least to suspend further prints of the book until its controversial historical claims have been substantiated.

Thread⬇️ pic.twitter.com/9Ve3IAdJi4

— European Jewish Congress (@eurojewcong) February 2, 2022

O Congresso é sediado em Bruxelas (Bélgica), e representa 42 comunidades nacionais e alegam que o retrato de van den Bergh afeta a dignidade dos sobreviventes do Holocausto e mancha a memória de Anne Frank. De acordo com carta vista pela Reuters de Moshe Kantor, presidente do grupo: "Em nossa opinião, a publicação [...] feriu profundamente a memória de Anne Frank, bem como a dignidade dos sobreviventes e vítimas do Holocausto."

A editora holandesa do livro, chamada Ambo Anthos, também sofreu repercussões após a publicação de The Betrayal of Anne Frank: A Cold Case Investigation. No entanto, suspendeu a impressão da obra e pediu desculpas pelo erro cometido em e-mail também visto pela Reuters. Enquanto isso, a Harper Collins não respondeu aos pedidos de comentário.

 

+++LEIA MAIS: Anne Frank, Minha Melhor Amiga: Sinopse, elenco e tudo que sabemos sobre filme da Netflix [LISTA]

netflix perseguição judaica segunda guerra mundial anne frank minha melhor amiga holocausto anne frank judeus

Leia também

Bridgerton ganha homenagem no Rio de Janeiro após estreia da 3ª temporada


"Culminância de uma trilogia", diz produtor sobre 3ª temporada de What If...?


Quando estreiam os episódios finais da 3ª temporada de Bridgerton na Netflix?


Doctor Who 'é como um rito de passagem', diz Golda Rosheuvel


Jessica Biel admite que teria desistido da carreira se 'The Sinner' não tivesse sucesso


Mindy Kaling aconselha estrelas de spin-off de The Office: "Tentem não rir"