- Cuphead (Foto: Divulgação)

Cuphead: Qual inspiração para vilões do game? [LISTA]

Com inspirações em outros games e animações dos anos 1930, Cuphead usa nostalgia para criar vilões peculiares

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 26/02/2022, às 10h00

Cuphead (2017) ganhou adaptação para Netflix intitulada The Cuphead Show! (2022). O jogo foi premiado por Melhor Direção de Arte, Melhor jogo Independente e Melhor Jogo de Estreia no The Game Awards e vendeu mais de 5 milhões de cópias apenas dois anos após o lançamento.

Entre as principais características do game estão o visual retrô - uma homenagem às animações dos anos 1930 - dificuldade dos combates, e vilões peculiares. Os antagonistas de Xicrinho e Caneco envolvem demônios, vegetais, animais e diversas criaturas das Ilhas Tinteiro.

+++ LEIA MAIS: Cuphead Show: conheça as vozes por trás dos personagens da série da Netflix [LISTA]

 

Para entender mais sobre a mitologia de Cuphead, listamos a origem de alguns dos vilões do game (via CBR). Confira:

Máfia das Raízes

Primeiros chefes de Cuphead, a Mafía das Raízes são três vegetais: Cenoura, Batata e Cebola. A inspiração para os personagens veio das animações The Tears Of An Onion e The Fresh Vegetable Mystery, as quais mostram cenouras e batatas muito similares as do game.

+++ LEIA MAIS: Cuphead: Criadores falam sobre desafios de adaptar game para série da Netflix

Cagney Carnation

Um dos vilões mais icônicos de Cuphead é a simpática flor Cagney Carnation, a qual virou meme no Brasil. A dança característica do vilão é baseada na animação Swing You Sinners, dos Irmãos Fleischer - criadores da Betty Boop.

Ribby e Croaks

Os sapos não oferecem tanta dificuldade ao jogador até se transformarem em máquina caça-níquel gigante. A ideia por trás dos vilões é bem mais recente em comparação aos outros e faz alusão a outro game: Street Fighter.

+++ LEIA MAIS: Viagem no tempo? Animação do aclamado game Cuphead promete honrar o legado dos desenhos dos anos 1930

O figurino dos sapos entrega a inspiração, com calças brancas e vermelhas, além das luvas e faixas amarradas à cintura. A representação dos personagens é parecida com as roupas de Ryu e Ken, protagonistas da franquia de luta.

King Dice

O King Dice (Rei Dado em português) aparece em diversos momentos do jogo. O personagem chama atenção pelas roupas elegantes e olhar macabro no rosto - como boa parte dos personagens de Cuphead.

Em outra referência aos Irmãos Fleischer, o Dado gigante é baseado em Cab Calloway - cantor de jazz responsável pela trilha sonora de Betty Boop. Ao ser derrotado, o vilão exclama "Hi-de-ho," frase comum de Calloway.

The Devil

The Devil (O Diabo em português) é inspirado em diversas formas diferentes de mídia. O chefe final de Cuphead carrega traços dos games de plataforma Ghouls'n Ghosts nas primeiras fases. O último estágio da batalha é baseado na animação Night On Bald Mountain (1941), da Disney. Além disso, a conquista desbloqueada após vencer é chamada "Swing You Sinners," em homenagem à animação dos anos 1930.

 

série netflix LISTA game Disney Xbox animação inspiração vilões cuphead caneco xicrinho betty boop street fighter

Leia também

Vencedor de 5 Grammys, Ozzy Osbourne quer ganhar um Oscar


Por que Cher se recusou a ter um encontro romântico com Elvis Presley?


Bebê Rena, série de sucesso da Netflix, terá 2ª temporada?


Hacks volta mais engraçada do que nunca para 3ª temporada


Jake Gyllenhaal estreia em nova série, confira o trailer de 'Acima de Qualquer Suspeita'


Fallout tem a 2ª melhor estreia da história do Prime Video