- Whoopi Goldberg (Foto: Getty Images / Paul R. Giunta)

Whoopi Goldberg é criticada após afirmar que 'Holocausto não foi sobre raça'; entenda

Após diversas críticas às afirmações de Whoopi Goldberg sobre o Holocausto, a atriz norte-americana pediu desculpas

Redação Publicado em 01/02/2022, às 10h06 - Atualizado em 07/02/2022, às 09h06

Whoopi Goldberg afirmou, durante o programa de televisão The View, que o Holocausto “não foi sobre raça”. A atriz justificou que o genocídio envolveu “dois grupos de brancos” — e a declaração repercutiu negativamente nas redes sociais, levando a estrela a se desculpar.

Segundo informações do Globo, a discussão começou quando o programa abordou a notícia de que um conselho escolar dos EUA proibiu o acesso de alunos à HQ Maus, que aborda os campos de extermínio nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A justificativa da decisão foi de que a "profanação, nudez e representação de suicídio" na obra seriam inadequadas para as crianças.

+++LEIA MAIS: Após ganhar o Oscar, Whoopi Goldberg pagou jantar para atrizes concorrentes

Diante da notícia, Whoopi Goldberg explicou: “Estou surpresa que o que os deixou desconfortáveis foi o fato de haver alguma nudez. Quero dizer, é sobre o Holocausto, o assassinato de seis milhões de pessoas, isso não incomoda? Se você vai fazer isso, então vamos ser sinceros: o Holocausto não foi sobre raça. Não, não foi sobre raça.”

Em seguida, Joy Behar rebateu a declaração de Goldberg e afirmou que os nazistas acreditavam, de fato, que os judeus seriam de uma raça diferente. A atriz continuou: “Mas não é sobre raça. Não é. É sobre a desumanidade do homem para outro homem.”

+++LEIA MAIS: Whoopi Goldberg pede que Disney construa Wakanda nos parques de diversão

A apresentadora Ana Navarro, então, respondeu: “Mas é sobre supremacia branca. Trata-se de ir atrás de judeus.” A fala foi novamente rebatida por Goldberg, que justificou: “Mas estes são dois grupos de pessoas brancas.”

Whoopi Goldberg pede desculpas

Devido às declarações, Whoopi Goldberg foi criticada por perfis nas redes sociais. A ONG Stop Antisemitism, por exemplo, disse que os comentários da atriz “minimizaram” o trauma e o sofrimento causados ​​pela atrocidade.

+++LEIA MAIS: Whoopi Goldberg quer ser a primeira americana a interpretar Doctor Who

Com a repercussão, a atriz usou o Twitter para se desculpar: "No programa de hoje, eu disse que o Holocausto 'não era sobre raça, mas sobre desumanidade de um homem contra outro'. Eu devia ter dito que era sobre as duas coisas. (...) Os judeus em todo o mundo sempre tiveram meu apoio e isso nunca vai mudar. Peço desculpas por qualquer dor que tenha causado."

pic.twitter.com/KUpdyhQnho

— Whoopi Goldberg (@WhoopiGoldberg) February 1, 2022
entretenimento notícia crítica Atriz WHOOPI GOLDBERG hq holocausto raça judeu nazista maus

Leia também

Melissa McCarthy responde comentários sobre Ozempic: 'Barbra Streisand sabe que existo?'


Onde assistir a Daryl Dixon, série derivada de The Walking Dead?


Bebê Rena: Por que criador implorou para os pais não assistirem à série?


Willow Smith revela 'insegurança' em ser nepo baby


Daryl Dixon, série derivada de The Walking Dead, estreia no Brasil


Por que Jeff Goldblum não quer ajudar financeiramente os filhos quando forem mais velhos?