-

Acervo Pessoal

Redação Publicado em 13/03/2009, às 08h49

O Começo do Gênio

Neste ano de 2009, estão sendo comemorados os 50 anos de fundação da gravadora Motown, criada em Detroit por Berry Gordy Jr. e que mudou a cara da música popular americana. Hoje em dia a Motown é um selo da Universal Music e muitos de seus artistas originais deixaram a empresa há muito tempo. Um dos poucos que ficaram é Stevie Wonder. Ele está na Motown desde 1962, quando possuía apenas 12 anos de idade. O material que gravou quando ainda era chamado Little Stevie em boa parte se encontra no limbo. O álbum Tribute to Uncle Ray, em que Stevie homenageia seu ídolo Ray Charles, é curioso. Stevie revive as clássicas "Hallelujah I Love Her So", "Drown in My Own Tears", dentre outras. O disco não fez sucesso, já que a Motown ainda tentava achar um som para o seu menino prodígio. Tudo isso mudou no ano seguinte quando o jovem talento explodiu com "Fingertips Part 1".

Hit Imortal

Uma das canções que colocou a Motown no mapa foi "Please Mr. Postman", gravada pelo trio The Marvelettes. Lançada em 1961, chegou ao primeiro posto da revista Billboard e cruzou o Oceano Atlântico. Os Beatles gravaram a canção no álbum With the Beatles (1963), com John Lennon assumindo o vocal. Em 1975, a dupla Carpenters também alcançou o primeiro lugar com sua versão. Recentemente o rapper Lil Wayne sampleou este clássico da Motown em "Mr. Postman", incluída no álbum Tha Carter III. Com um hit gigantesco deste em suas mãos, as Marvelettes tiveram a dura missão de superá-lo, o que nunca conseguiram. Já o LP Please Mr. Postman, além da faixa-título, destacou também "Angel", "I Want A Guy" e "You Dont Want Me No More". Esse disco foi lançado em CD pela Motown em 1992, mas foi logo retirado de catálogo. Cópias em bom estado custam cerca de US$ 70.

Versatilidade e Soul

Existem várias coletâneas de Martha and The Vandellas, todas elas incluindo seus grandes hits como "Dancing in the Street", "Heatwave" e "Nowhere to Run". Infelizmente, os vários álbuns que o trio lançou nos anos 60 só podem ser encontrados em vinil. É o caso de Heatwave, que chegou às lojas em 1963 pelos selo Gordy, subsidiário da Motown. A gravadora de Berry Gordy Jr. ainda não dava muita importância para LPs e assim o repertório destes 12 polegadas era armado sem muito conceito. Geralmente o álbum era puxado pelo single de sucesso e o resto era preenchido por covers de outros artistas. No caso do álbum Heatwave, a coisa não foi diferente. Martha Reeves, Rosalind Ashford e Betty Kelly e os Funk Brothers (house band da Motown) injetam soul em canções pop como "If I Had a Hammer (Trini Lopez), "My Boyfriend Is Back" (The Angels), "Danke Schoen" (Wayne Newton) etc.

Paulo Cavacanti

Leia também

Angry Cyclist


When Was The Last Time


God’s Favorite Customer


Libido


Liberation


Tanto Ódio