- Karnak (Foto: Reprodução/Instagram)
Rolling Stone Sessions

Karnak homenageia Eduardo Cabello em meio a sucessos e brincadeiras durante show

A banda participou do Rolling Stone Sessions na última quinta-feira, 20, em São Paulo, e homenageou guitarrista falecido em março deste ano

Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 21/06/2024, às 13h27

O Karnak se apresentou no Blue Note, em São Paulo, na noite da última quinta-feira, 21. Como de costume, os membros do grupo subiram ao palco usando acessórios na cabeça — desde chapéus e bonés até um capacete de ciclismo.

A setlist contou com faixas como "Universo Umbigo", "Zoo" e "Juvenar". O vocalista principal André Abujamra interrompeu as músicas algumas vezes para relembrar histórias do Karnak e homenagear Eduardo Cabello, guitarrista falecido em março deste ano. 

+++LEIA MAIS: Karnak: por dentro de um dos melhores álbuns de rock latino da história

"Hoje estou me sentindo muito emocionado porque é o primeiro show que a gente faz sem um dos guitarristas que faleceu, o Eduardo Cabello", afirmou no camarim do Blue Note, entre uma sessão de show e outra. "É um dia muito emocionante para a gente. Fora isso, eu sinto que o Karnak é uma comunidade, é uma grande família."

Eu sou do candomblé há mais de 23 anos. Tenho uma relação com a morte um pouco normal. Sei que a morte é uma coisa inevitável. Acredito em fada, em duende, em tudo. Eu acredito, com certeza, que o Cabellinho poderia estar assistindo a esse show aqui hoje, realmente, espiritualmente falando. Mas, se não existe isso — eu acho que existe —, acho que o Cabellinho ia achar muito bonito o show e com certeza ia querer tocar com a gente. - André Abujamra

Mano Bap, outro guitarrista, ainda ofereceu seu ponto de vista como quem já esteve ao lado dos fãs do Karnak, fora da banda: "O Karnak sempre fica à frente do seu tempo. Quando ninguém usava samples, essas bases gravadas, o Karnak usava, lá no começo".

A gente está à frente do nosso tempo mesmo — e isso não é convencimento, isso é estofo. Uma comunidade que vem, há 30 anos, fazendo som nas diferenças e continuando a existir é uma coisa muito bonita. - André Abujamra

Mano revelou que "houve um acidente": ao deixar o Rio de Janeiro para o show em São Paulo, Abujamra deu "a terrível notícia" de que as bases usadas para as apresentações do grupo foram perdidas. Tudo foi feito "na unha", por isso, Bap adiantou: "Venho falando para ele [André], há algum tempo, que a gente tem que começar a substituir as máquinas". 

A plateia recebeu música e diversão com a performance do Karnak. O guitarrista fez uma imitação bem convincente de um trombone usando a voz e as mãos, por exemplo.

Agora a gente está antecipando essa onda que é desmontar a artificialidade e entrar com a nossa experiência, porque a gente tem muita coisa para repassar aos jovens [risos]. - Mano Bap

Alguns dos melhores álbuns

Em 2012, o disco homônimo do Karnak, de 1995, foi eleito um dos 10 melhores álbuns de rock latino de todos os tempos. Ocupando a 7ª posição no ranking da Rolling Stone EUA, a banda ficou na frente de Manu Chao, Os Mutantes e Santana.

Pouco mais de uma década depois, o Karnak voltou a chamar a atenção da revista americana. No ano passado, Karnak ficou na 17ª posição de uma lista com 50 álbuns. Dessa vez, Os Mutantes (1968, na sexta posição) e Clube da Esquina (1972, no quarto lugar) não foram deixados para trás.

Sou filho do Antônio Abujamra. Meu pai falava assim: "O sucesso e o fracasso são impostores". É óbvio que, para a gente, é maravilhoso estar nesse lugar. Recebemos muita crítica, porque o Karnak não é uma banda tão conhecida assim para estar num lugar tão importante, mas a gente está, e isso ninguém tira da gente. - André Abujamra
música álbum Rolling Stone Sessions são paulo ranking blue note rock latino karnak

Leia também

Zeca Baleiro critica horário de show no Turá: 'É horário de comer'


Fugees se reúnem para lançar primeiro álbum em 28 anos, diz site


Marcelo D2 compara Brasil com Irã após decisão do STF sobre maconha


Depois do Fim, Lagum mira som introspectivo para se reencontrar


Patti Smith faz cover de Lana Del Rey durante show; assista


O hit de Madonna que ninguém da mídia interpretou corretamente — o que a irritou