- Fernando Rosa (Foto: Silvio Fatz / Reprodução / Instagram)

Setentista, black power e barbudo: Fernando Rosa comenta sobre expansão global da própria música [ENTREVISTA]

Em um papo com a Rolling Stone, Fernando Rosa falou sobre a expansão da carreira pela internet, carreira internacional e próprias influências

Yolanda Reis Publicado em 01/10/2021, às 22h46 - Atualizado em 04/10/2021, às 09h15

Fernando Rosa foi o convidado da semana no YouTube da Rolling Stone Brasil. O instrumentalista, em papo com Luis Maluf, comentou sobre a expansão na internet durante a quarentena, as principais influências da própria música e do estilo, assim como um breve resumo da carreira musical.

Sobre o crescimento internacional online, disse: "Tudo isso foi uma supresa para mim, também. Porque tudo veio com o advento do confinamento, estarmos em casa. Comecei a ver a câmera, ver lives... Não usava muito o recurso nas redes sociais, mas comecei a mostrar o meu cotidiano. Quem me conhece há mais tempo sabe [como a música] faz parte da minha vida. Comecei a abrir live e tocar, e muita gente se identificou e isso cresceu. Comecei a publicar vídeos frequentemente, e criei o campo."

Rosa ficou surpreso com a expansão do projeto, e começou a aprimorar as técnicas e o repertório. Como explicou, tenta não destacar apenas os hits da carreira, mas explorar o "lado B" do funk e do soul do meio do Século XX: "Foi uma explosão. Ouvíamos as mais famosas que tocavam no rádio, mas tinha muita banda desse movimento [mundial]." Para o músico, o caminho ainda é globalizado - citou ouvintes do Irã e da China.

Fernando também comentou sobre o reconhecimento internacional, tanto da mídia quanto do meio musical: Lenny Kravitz o seguiu e mandou mensagem, assim como Duff McKagan e Slash, do Guns N' Roses. "Fico feliz de ver como a música tem essa força e é uma linguagem universal."

No vídeo - dividido em duas partes - você confere Fernando Rosa falando sobre influências musicais, o começo da carreira artística e o próprio estilo "setentista, black power e barbudo."

Na segunda parte da entrevista, Rosa conversou com o fã e baixista Pedro Santos, 15, e revelou qual linha de baixo o inspirou a tocar o instrumento; qual música foi um grande desafio para aprender e deixou conselhos para os artistas iniciantes. Assista: 

disco entrevista musica noticias Soul funk video black maluf fernando rosa

Leia também

Matty Healy, do The 1975, estaria 'desconfortável' com músicas de Taylor Swift sobre ele


Show de Madonna no Rio atrai maior público da história, diz site


Madonna homenageia Renato Russo e filho do cantor responde: 'Realmente extraordinário!'


As bandas que fazem o rock ressurgir, segundo vocalista do Papa Roach


A forte crítica de Pearl Jam, Jon Bon Jovi e outros à IA: “ataque à criatividade”


Arena de shows do Reino Unido vira alvo de piadas após cancelamentos: 'Fyre Festival de Manchester'