- Travis Scott (Foto: Scott Dudelson/Getty Images)
Batalha judicial

Travis Scott quer arquivamento de processo sobre a frase 'Alright, Alright, Alright'

Os advogados do rapper alegam que a frase — supostamente tirada da música 'Bitches (Reply)' do DJ Jimi - é muito comum para ter direitos autorais

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 06/06/2024, às 14h22

Travis Scott entrou com uma moção para rejeitar uma ação judicial sobre samples não licenciados, com os advogados do rapper alegando que o sample supostamente violado — a frase “Alright, Alright, Alright” da música “Bitches (Reply)” do DJ Jimi de 1992 — não garantir proteções de direitos autorais.

Scott foi processado no início deste ano por Derrick Ordogne e Dion Norman, que escreveram “Bitches (Reply)”. De acordo com a denúncia obtida pela Rolling Stone EUA, o refrão de abertura da música foi amplamente sampleado ao longo dos anos (“Church Girl” de Beyoncé, “Start this Shit Off Right” de Lil Wayne e “Bickenhead” de Cardi B são referenciados como exemplos), e supostamente aparece em duas faixas de Scott: "Stargazing" de Astroworld (2018) e "Til Further Notice" de Utopia (2023).

+++LEIA MAIS: Drake quer ser retirado de processos da tragédia no Astroworld: 'Não estava envolvido no planejamento'

Ordogne e Norman alegaram que “não autorizaram” o sample de nenhuma das músicas. Eles também alegaram que Scott efetivamente “admitiu o uso não autorizado de 'Bitches (Reply)'” quando um “fornecedor de liberação de amostras” os contatou sobre a cobertura de samples para “Til Further Notice”.

Mas na sua moção para rejeitar o processo, os advogados de Scott citaram casos anteriores de direitos de autor, onde os juízes decidiram que o uso de “expressões comuns e quotidianas” não cumpre o requisito de originalidade para proteções de direitos de autor. Eles disseram que, neste caso, a “repetição da palavra 'tudo bem' é simplesmente muito 'comum', 'cotidiano', 'banal' e 'clichê'” para garantir proteção de direitos autorais.

+++LEIA MAIS: Travis Scott planeja ingressar na Universidade de Harvard para estudar arquitetura

processo utopia travis scott alright Astroworls

Leia também

Fugees se reúnem para lançar primeiro álbum em 28 anos, diz site


Marcelo D2 compara Brasil com Irã após decisão do STF sobre maconha


Depois do Fim, Lagum mira som introspectivo para se reencontrar


Patti Smith faz cover de Lana Del Rey durante show; assista


O hit de Madonna que ninguém da mídia interpretou corretamente — o que a irritou


Diplo é acusado de distribuir pornografia de vingança em novo processo