- Stan Lee (Foto: AP)

10 HQs indispensáveis da carreira de Stan Lee

Da criação do Homem-Aranha ao nascimento do Demolidor, saiba quais foram os quadrinhos mais inovadores e marcantes da carreira do escritor

Rolling Stone EUA Publicado em 13/11/2018, às 08h07

Não é exagero afirmar que Stan Lee foi o responsável por definir aquilo que conhecemos como um super-herói moderno – e, por consequência, grande parte do que consideramos cultura pop. Nõ foi ele quem criou o conceito de homens em capas (os heróis da DC já existiam há algumas décadas), mas foi Lee que teve a ideia revolucionária de torná-los mais humanos, fazendo com que o leitor facilmente se identificasse com cada um dos personagens e seus problemas reais.

Leia abaixo nossa lista dos 15 quadrinhos que contribuíram para que Stan Lee se tornasse o escritor, editor e publicador lendário como hoje o conhecemos.

QUARTETO FANTÁSTICO #1 (Novembro de 1961)
Reza a lenda que, após uma partida de golf, Martin Goodman (criador da empresa que viria a se tornar a Marvel) abordou Lee com o pedido de que ele criasse uma história envolvendo um time de super-heróis. Depois de alguns dias, o escritor apareceu com a ideia desses quatro ex-astronautas que ganharam poderes após serem expostos a raios cósmicos. E foi assim, com uma história mais humana do que se imaginava possível, que a forma como as pessoas escrevem sobre super-heróis mudou. 

O INCRÍVEL HULK #1 (Maio de 1962)
“Sempre gostei muito do monstro de Frankenstein”, contou Lee quando questionado sobre as inspirações por trás do seu gigante verde, mencionando também os personagens Dr. Jekyll e Mr. Hyde (da obra O Médico e o Monstro). Mas nenhuma dessas criaturas dos clássicos literários realmente se comparam ao alter-ego de Bruce Banner. De um mero cientista a uma aberração raivosa, Lee relembra que, ao criar o personagem, pediu para que o icônico artista Jack Kirby desenhasse “um monstro que tenha uma aparência simpática, para que os leitores possam gostar dele”. O resultado foi a impersonificação da raiva mais empática e compreensível já criada.

QUARTETO FANTÁSTICO #5 (julho de 1962)
Foi nessa edição que a dupla Lee e Kirby apresentaram um dos vilões mais conhecidos do mundo dos quadrinhos: Viktor Von Doom, personagem que, segundo uma declaração do próprio Lee em 2016: “Nunca o vi realmente como um vilão. Não é um crime querer dominar o mundo. Talvez ele até fizesse um trabalho melhor”.

AMAZING FANTASY #15 (agosto de 1962)
Foi ao lado do artista Steve Ditko que Lee criou e apresentou ao mundo o Homem-Aranha. Antes do nascimento do personagem, o escritor vinha pensando na necessidade da existência de um super-herói adolescente, já que é essa a faixa etária de tantos (mas não todos) leitores de HQs. Esses jovens precisavam de alguém para se identificar, e foi assim que Peter Parker surgiu, descrito por Lee como uma garoto “da vida real, confuso, inseguro, desajeitado e que não se encaixasse com as pessoas ao seu redor”. Introduzido como personagem secundário, o Homem-Aranha logo ganhou sua própria revista e, rapidamente, o status de ícone da cultura pop.

JOURNEY INTO MISTERY #83 (agosto de 1962)
O surgimento de Thor no universo da Marvel se deu após Lee perceber que não era preciso se limitar aos humanos para criar super-heróis. Assim, foi buscar na mitologia nórdica inspiração para sua nova criação. O ponto de partida foi a pergunta: “Como é possível fazer alguém mais forte do que a pessoa mais forte?” e, consequentemente, a resposta: “Não o faça humano. Faça um deus.”

TALES OF SUSPENSE #39 (março de 1963)
Foi aqui que o tão amado (e também odiado) Homem de Ferro nasceu. “Foi um desafio”, conta Lee. “Os leitores não gostavam de guerras e nem de grandes negócios” – basicamente tudo que compõe o universo de Tony Stark. Mas mesmo assim, o autor conseguiu fazer um personagem amável que, assim como o Homem-Aranha, ficou extremamente popular em pouquíssimo tempo, também ganhando sua própria resvista pouco depois da estreia. Apesar de ter admitir que nunca ficou satisfeito com a armadura do bilionário, Lee também revelou que essa foi uma de suas criações favoritas. 

STRANGE TALES #110 (julho de 1963)
A ideia do Dr. Estranho veio do artista Steve Ditko: um cirugião que viaja para o extremo Leste e acaba se tornando o Mestre das Artes Místicas. Foi com esse personagem que o universo Marvel ganhou um toque mais psicodélico, graças às histórias inter-dimensionais que Lee escreveu e à arte transcedental de Ditko.

OS VINGADORES #1 (setembro de 1963)
Hulk, Thor, Home de Ferro, Homem-Formiga e a Vespa foram os primeiros a serem unidos sob o nome de Vingadores. Outro heróis eventualmente se juntariam ao grupo, para lutar contra hordas inimagináveis de vilões com o objetivo de destruir a Terra. Anos depois, com uma nova impressão da revista, Lee viria a dizer que esta edição “é a primeira de uma série super épica a reunir os maiores super-heróis do planeta, com conteúdo tão extenso como o de um livro”.

X-MEN #1 (setembro de 1963)
O surgimento do grupo de mutantes mais famosos dos quadrinho se deu devido à exaustão que Lee enfrentou em criar pessoas normais que viravam super-heróis. Com isso, veio o questionamento: “Por que simplesmente não fazer mutantes?”. Enfatizando no roteiro a ideia de que o mesmo fator que dava a eles super poderes, fazia com que não fossem aceitos pela sociedade (criando assim uma metáfora para todos os grupos assolados por preconceito), fez dos X-Men a HQ mais comentada da época e um dos títulos mais lidos do gênero.

DEMOLIDOR #1 (abril de 1964)
Lee pediu, com certa urgência, para que o cartunista Bill Everett criasse um personagem chamado Daredevil (traduzido como Demolidor), nome que uma outra empresa de quadrinhos havia perdido a patente. Assim surgiu aquele que seria um dos super-heróis com mais conflitos morais da históris do Universo Marvel. O advogado cego Matt Murdock e seu alter-ego chifrudo instantaneamente chamaram a atenção dos leitores também pelos temas abordados, que se mostram atuais até os dias de hoje.

entretenimento Demolidor Quarteto Fantástico quadrinhos homem de ferro stan lee homem aranha xmen

Leia também

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper 'a frente do tempo e fora da curva'


Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos