<b>Som Trovejante</b><br> A banda em 1970 em Nova York, executando ao vivo o disco <i>Tommy</i> - AP Photo/Harry Harris

Álbum “perdido” do The Who chega às lojas

The Who - Live At The Fillmore East 1968 ganha lançamento nacional

Paulo Cavalcanti Publicado em 27/07/2018, às 16h42 - Atualizado às 16h43

Um dos discos mais pirateados da história do rock finalmente ganha lançamento oficial, e também edição brasileira, pela Universal Music. The Who - Live At The Fillmore East 1968 registra uma apresentação que o The Who fez na casa de espetáculos underground Fillmore East, em São Francisco. Na verdade, a banda tocou nos dias 3 e 4 de abril de 1968, mas somente um dos shows, o segundo, foi gravado de forma completa, e é ele que aparece no lançamento.

O material deveria ter sido lançado na época, mas devido a várias questões de planejamento ele permaneceu arquivado. Tempos depois, ele apareceu de forma pirata, sempre incompleto e com qualidade de som inferior. Agora a íntegra do show foi totalmente recuperada, e com o som remasterizado, e colocada em um CD duplo que comemora os 50 anos da ocasião.

The Who - Live At The Fillmore East 1968 captura o The Who em um momento de transição, quando o líder e guitarrista Pete Townshend já se encontrava trabalhando nas canções que fariam parte da seminal ópera-rock Tommy, lançada no ano seguinte. Em 1968, o The Who era imbatível no palco. Apenas o Cream e Jimi Hendrix poderiam se comparar ao quarteto inglês em termos de potência e energia nas apresentações ao vivo. A apresentação no Fillmore East é uma prova do poder de fogo do The Who naquela época.

No registro, Pete Townshend, Roger Daltrey (vocais), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria) tocam singles, faixas dos álbuns A Quick One (1966) e Who Sell Out (1967), três covers do pioneiro Eddie Cochran ("Summertime Blues", "C'mon Everybody" e "My Way"), além de "Fortune Teller" (hit com Benny Spellman, escrita por Allen Toussaint) e "Shakin' All Over", de Johnny Kidd and the Pirates. Isso tudo integra o CD 1. O segundo disco traz apenas uma extensa versão de "My Generation" na qual os músicos realizam uma jam.

disco musica the who Live At The Fillmore East 1968

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'