<b>TAL PAI</b><br> Sean Lennon, em retrato feito em Nova York. - Richard Burbridge

Sean Lennon homenageia Andy Warhol em canção

A canção "Love and Warhol" foi feita para promover a exposição Letters to Andy Warhol

Rolling Stone EUA Publicado em 18/11/2016, às 11h55

Recentemente, Sean Lennon lançou uma canção em homenagem ao artista plástico Andy Warhol. A faixa foi gravada para divulgar a exposição Letters to Andy Warhol, que abriu na última segunda, 14, em Nova York. “Como fui criado por uma mãe solteira, sempre procurei algum tipo de figura paterna”, disse o cantor e compositor em entrevista à Rolling Stone EUA. “Andy era como um tio excêntrico para mim. Ele me ensinou muita coisa sobre arte e humor.”

Apesar da familiaridade com o tema abordado na canção – Lennon conheceu Warhol quando era criança –, o intérprete estava, a princípio, relutante de escrever uma música homenageando o artista. “Quando me pediram para compor uma canção sobre ele, eu fiquei um pouco hesitante, uma vez que [David] Bowie escreveu uma das canções mais importantes sobre ele”, explicou. (Bowie incluiu “Andy Warhol” no disco Hunky Dory, de 1971). Quando Lennon concordou em compor a faixa, ele chamou a namorada e colaboradora musical Charlotte Kemp Muhl e tentou fazer algo que se parecesse com “uma biografia surreal”.

O resultado foi a balada psicodélica “Love and Warhol”. A canção traz inúmeras referências biográficas de Warhol, entre elas a compulsão que ele tinha por colecionar autógrafos e assinaturas, além de uma menção ao local de nascimento dele (Pittsburgh) e a relação entre o artista plástico e o famoso clube noturno de Nova York Studio 54.

Letters to Andy Warhol é uma exposição gratuita que acontece na Cadillac House, em Nova York, até 24 de dezembro. Em seguida, a mostra irá para a 101/Exhibit Gallery, em Los Angeles. Em fevereiro, a exposição migrará para Miami para em seguida viajar pelo mundo.

música Punk sean lennon andy warhol lou reed Studio 54 nico The Velvet Underground new york john cage letters to warhol love and warhol

Leia também

Morre o cineasta Toni Venturi aos 68 anos


Bono é atacado por colega após apoio a empresas israelenses: "perdi o respeito"


Estrada Aberta: Em novo disco Max B.O. celebra os caminhos percorridos


Kevin Spacey diz que o movimento #MeToo 'exagerou' na 'injustiça' em rara entrevista


Turnê de Bruno Mars pelo Brasil ganha mais sete apresentações; veja


New Kids On The Block lançam primeiro álbum em 11 anos