- Nicki Minaj (Foto:Reprodução)

Apenas 17% das 100 música mais ouvidas foram feitas por mulheres, aponta pesquisa

Das 1.064 pessoas indicadas às categorias de destaque do Grammy, entre 2013 e 2019, 89,6% são homens

Rolling Stone EUA Publicado em 05/02/2019, às 18h07

A pesquisa que busca mapear o envolvimento e a presença de homens e mulheres na indústria fonográfica sofre de algo que podemos chamar de “déjà vu crônico". Nesta terça, 5, a USC (University of Southern California), responsável pela iniciativa, compartilhou os resulados mais recentes, e evidenciou a desigualdade que ainda existe no meio.

A instituição faz duas contagens: uma referente à primeira metade do ano, outra sobre a última metade. A mais recente revelou que, na Billboard Hot 100, lista que mostra as músicas mais tocadas, de 2018, apenas 1 a cada 16 músicas foram feitas por mulheres. Ou seja, apenas 17% de toda a lista. 

Esse número diminui ainda mais quando a ótica muda para analisar os responsáveis pela produção dos hits.

Entre os anos de 2012 e 2018, e levando em consideração o top 100 de cada um dos sete anos (resultando em uma análise de 700 músicas), o estudo mostrou que o número de cantoras, compositoras e produtoras presentes é assustadoramente baixo. No campo de compositores, as mulheres somam um total de 12,3%, e entre podutores apenas 2,1%.

Das 1.064 pessoas que foram indicadas às categorias de destaque do Grammy no período entre 2013 e 2019, homens compõe a parcela esmagadora de 89,6%. Além disso, uma entrevista com 75 compositoras e produtoras revelou que 43% delas sentiu que suas habilidades foram menosprezadas e 39% diz ter sofrido com estereótipos e sexualização. 

Stacy Smith, uma das autoras do estudo e fundadora do instituto responsável, disse à Rolling Stone EUA que todos esses dados destacam que “ser uma mulher é, por si só, uma barreira que impede a navegação” das artitas no espaço musical, além de ainda se mostrar por vezes perigoso para elas.

Stacy contou também que, junto com sua equipe, pretende expandir em 2019 o campo abrangido pelo relatório, para abordar também empresárias e assessoras de imprensa. Isso permitiria entender melhor como proporcionar igualdade desde a raíz de tudo.

música mulheres gênero desigualdade estatísticas

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein