Trecho da série <i>Homeland</i>. - Divulgação

Artistas escrevem mensagens acusando Homeland de racismo em cenários da série

Grafiteiros foram contratados para personalizar o que deveria representar um campo de refugiados sírios

Redação Publicado em 16/10/2015, às 13h12 - Atualizado às 13h27

Contratados para deixar mais verossímil um cenário da quinta temporada de Homeland, três grafiteiros decidiram fazer um protesto contra a própria série de sucesso da televisão norte-americana.

Além da ficção: astros de filmes e séries que mataram pessoas na vida real.

Heba Amin, Caram Kapp e Stone receberam a missão de escrever mensagens em árabe nas paredes do que deveria ser um campo de refugiados sírios. Em um comunicado à imprensa, o trio revelou o que alguns veículos de imprensa já haviam descoberto: "Homeland é racista", "Vidas negras importam" e "Homeland não existe" são as frases que se lê em um dos episódios da trama.

Artists slipped “Homeland’ is racist" graffiti into the latest episode of "Homeland" http://t.co/soRFMKyy0Apic.twitter.com/CoJuvcUeGY

— The New York Times (@nytimes) October 15, 2015

"Dada a reputação da série, não fomos facilmente convencidos [de fazer o trabalho], até considerarmos o que um momento de intervenção poderia transmitir sobre o descontentamento político de nós mesmos e de muitos outros com a série. Era o momento de mostrar nosso ponto subvertendo a mensagem usada pelo próprio show", diz o documento.

Artists hired for “Homeland” sets write: “Black lives matter” & “There is no Homeland.” http://t.co/A02AEcAAkKpic.twitter.com/ruSkkrBEeX

— Jim Roberts (@nycjim) October 15, 2015

"O conteúdo do que estava escrito nas paredes não importava. Aos olhos deles, a escrita árabe é meramente um acréscimo visual que completa a fantasia de horror do Oriente Médio, uma imagem que desumaniza uma região inteira a figuras menos humanas em burcas negras e além disso, nessa temporada, a refugiados."

A quinta temporada de Homeland estreou em 4 de outubro nos Estados Unidos. O enredo retorna dois anos após a mudança de Carrie Mathison (Claire Danes) para Berlim, onde ela se exilou após o desastroso período em Islamabad, no Paquistão.

Veja 10 personagens coadjuvantes que mereciam a sua própria série.

Fora da CIA, a ex-agente começa a trabalhar em uma instituição filantrópica na Alemanha até descobrir um esquema de espionagem dos Estados Unidos gerenciado no país europeu. A temporada está sendo produzida em Berlim, fazendo de Homeland a primeira série norte-americana filmada inteiramente na Alemanha.

Retrospectiva 2014: as melhores séries que estrearam na TV norte-americana.

Além de Claire, o elenco conta com Mandy Patinkin, F. Murray Abraham, Sebastian Koch, Miranda Otto, Alexander Fehling e Sarah Sokolovic. Vale lembrar que Homeland está concorrendo ao Emmy nas categorias de Melhor Atriz em uma Série Dramática (Claire Danes), Melhor Série Dramática e Melhor Ator Convidado em uma Série Dramática (F. Murray Abraham).

Assista ao trailer:

entretenimento berlim homeland cia claire danes F. Murray Abraham terrorismo stone edward snowden Sarah Sokolovic Sebastian Koch Heba Amin Mandy Patinkin Alexander Fehling Caram Kapp Miranda Otto

Leia também

Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’


Viúvo de Donna Summer comenta processo contra Kanye West por sample