Beck lançará cover de álbum do Sonic Youth em K7

Fita deve integrar box com discos da banda; músico, que recentemente lançou o Record Club, projeto em que reinterpreta álbuns clássicos na íntegra, também anunciou disco em parceria com Charlotte Gainsbourg

Da redação Publicado em 25/06/2009, às 15h10

Beck incluiu o Sonic Youth em seus planos de gravar, na íntegra, covers de álbuns clássicos. O músico norte-americano vai liberar sua versão para o disco EVOL, lançado pela banda nova-iorquina em 1986. O resultado, segundo o músico, integrará um misterioso box da banda nova-iorquina. Detalhe: será lançado em fita cassete.

A ligação entre os artistas não é exatamente nova. Para celebrar o "Dia da Loja de Discos", realizado em 18 de abril, o selo Matador propôs um "troca-troca" entre Beck e Sonic Youth. O grupo de Thurston Moore e Kim Gordon gravou o cover de "Beercan", segundo single do álbum de estreia de Beck, Mellow Gold (1994). Ele, por sua vez, retribuiu com uma versão para "Green Light", presente no disco EVOL.

Na semana passada, Beck anunciou o projeto Record Club, que terá participação (ainda não se sabe exatamente como e quando) de Devendra Banhart e do duo norte-americano MGMT. O primeiro álbum escolhido foi The Velvet Underground and Nico, de 1967. Depois de completar o trabalho, o músico prometeu liberar uma música por mês. "Sunday Morning", a primeira delas, está disponível para audição no site oficial do artista.

Em entrevista ao site Pitchfork, Beck revelou que a faixa "Green Light" entrará em um álbum cover de EVOL. Há, contudo, uma pequena contradição: inicialmente, a ideia era realizar todo o trabalho no prazo de 24 horas. Como a música foi gravada antes, a ideia original teria sido ferida.

Beck não quis comentar sobre quais serão os próximos discos cobertos pelo Record Club. Mas confessou ao Pitchfork que ele e o MGMT chegaram bem perto de reinterpretar Happy Nation, álbum de 1992 do Ace of Base.

O músico não soube - ou quis - entrar em detalhes a respeito do tal box do Sonic Youth. Adiantou, contudo, que o grupo convocou artistas para esboçar fotografias, arte e panfletos relacionados à banda criada em 1981. "Uma das coisas que eles requisitavam era uma K7. Então eu me inscrevi para [fazer a fita]. Pensei que seria uma ideia interessante." A banda ainda não confirmou planos para o lançamento.

O hiperativo músico de Los Angeles também revelou que já tem todo um álbum gravado em colaboração com a atriz e cantora Charlotte Gainsbourg, filha de Serge Gainsbourg (atualmente, tema de uma exposição no Sesc Paulista) e Jane Birkin. Eis o que Beck tem a dizer sobre a parceria: "Nós começamos na última primavera, ano passado. (...) Terminados [o álbum] há uns dois meses".

Beck mgmt sonic-youth devendra-banhart record-club

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais