Bowie em cena de "Lazarus", dirigido por Johan Renck - Reprodução

Bowie sofre alucinações no sombrio vídeo de "Lazarus"; assista

O personagem "é um tipo de introvertido, um cego atormentado", explica o diretor

Redação Publicado em 07/01/2016, às 11h30 - Atualizado em 11/01/2016, às 11h51

A parceria de David Bowie com o diretor sueco Johan Renck continua rendendo frutos perturbadores. Depois da versão excêntrica do espaço retratada em "Blackstar", foi lançado nesta quinta, 7, o clipe de “Lazarus”, que resgata o interesse de Bowie em criar personas. Vale lembrar que nesta sexta, 8, ele completa 69 anos e sai oficialmente o disco Blackstar.

"Blackstar" está entre os álbuns mais aguardados de 2016; veja a lista

Batizado pela dupla de Button Eyes (olhos de botão), o personagem central sai do armário para um quarto sombrio. Diretor convidado em séries como Breaking Bad e The Walking Dead, Renck contou em entrevista ao site Noisey, que “ele é um tipo de introvertido, um cego atormentado”. Ele ainda explicou que Bowie enviou desenhos para inspirá-lo. “Me disse: quero apenas uma máscara com olhos de botão.”

Ouça dez raridades de David Bowie escolhidas por leitores da Rolling Stone EUA

“Lazarus” também é o nome do musical de Bowie, protagonizado pelo ator e cantor Michael C. Hall e escrito pelo músico e dramaturgo irlandês Enda Walsh. Em cartaz em Nova York, trata-se de uma sequência do longa The Man Who Fell to Earth (1976) e conta a história surreal de um milionário alcoólatra, Thomas Newton. Em uma das cenas, após beber gim compulsivamente no seu apartamento decadente, ele está tão fora de si que começa a ter alucinações.

Renck diz aos fãs que é desnecessário qualquer esforço de interpretação, uma vez que o vídeo é resultado de conversas pessoais entre ele e Bowie. "David é um leitor voraz e realmente brilhante. A profundidade das referências é um abismo. Ele sabe tudo, já viu de tudo. E depois de fazer tudo que ele tem feito por tanto tempo, ainda é grandiosamente curioso e criativo. Diz apenas: 'vamos explorar, vamos tentar algumas coisas e ver o que acontece'."

musica The Walking Dead david bowie Breaking Bad the man who fell to earth blackstar michael c hall Johan Renck lazarus button eyes thomas newton Enda Walsh

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais