- Caitlyn Jenner (Foto: Getty Images)
Inclusão

Caitlyn Jenner diz que mulheres trans não são "mulheres de verdade"

Ex-atleta e celebridade transgênero defendeu o retorno de testes de identificação sexual em atletas: "seres humanos não podem mudar seu sexo biológico"

Eduardo do Valle (@duduvalle) Publicado em 18/03/2024, às 15h44

Caitlyn Jenner voltou a causar polêmica ao afirmar que mulheres transgênero não não "mulheres de verdade". A afirmação veio em um artigo do The Telegraph em que a ex-atleta, medalhista de ouro no decatlo nas Olimpíadas de 1976 em Montreal, falou sobre a própria experiência como mulher trans, manifestando-se contra a inclusão de pessoas transgênero nos esportes.

"Eles ficam dizendo: 'oh, eu sou uma mulher de verdade, eu sou uma mulher de verdade', e eu respondo: 'não, você não é'", disse a ex-atleta. Ela explicou: "eu vou usar seu pronome de preferência, você pode usar vestidos, fazer tudo o que quiser, tudo bem, não tenho nada contra isso, mas biologicamente você ainda é um homem".

+++ LEIA MAIS: Elliot Page é o primeiro homem trans na capa da revista TIME: 'Sou totalmente quem sou'

Caitlyn Jenner (Foto: Thomas Niedermueller/ Getty Images)

 

O artigo abre uma discussão entre Jenner e Sharron Davies, outra ex-nadadora olímpica famosa por suas opiniões contra a inclusão de pessoas trans no esporte. Jenner, que causou comoção ao identificar-se publicamente como mulher em 2015, relembrou dos testes de identificação de gênero a que atletas eram submetidos enquanto competia:

"Tenho um pequeno cartão de 1976 que era um teste de sexo, e era tão simples, eles apenas passavam um pequeno cotonete em sua boca uma vez na vida, porque seres humanos não podem mudar seu sexo biológico", disse.

+++ LEIA MAIS: Pedro Bial se desculpa por fala transfóbica: 'Jamais foi minha intenção'

Segundo Jenner, ela estaria insistindo pelo retorno de testes assim no esporte, pois, segundo ela, se "continuarmos assim, será basicamente o fim do esporte feminino como o conhecemos".

A ex-atleta ainda falou que, mesmo como alguém que passou por transformações hormonais, ela ainda é "geneticamente homem".

"Eu mudei todos os meus documentos, até minha certidão de nascimento, então tecnicamente sim, sou mulher, mas por outro lado eu seu que não sou."

 

ESPORTE trans Inclusão Caitlyn Jenner transgênero

Leia também

Beatles: do que fala documentário dos anos 1970?


David Beckham revela que diretor de Beckham ficou 'zangado' com discussão por Rolls-Royce


Elenco de Senhor dos Anéis homenageia Bernard Hill: 'Perdemos um membro da família'


Lady Gaga anuncia lançamento de especial de Chromatica Ball no Max


Darumas une raízes latinas e modernidade do pop em primeiro single


Para Michael Douglas, executivos usam coordenadores de intimidade para tirar controle de cineastas