Jeune & Jolie - Reprodução

Cannes 2013: Jeune & Jolie, de François Ozon, traz à tona o livre arbítrio

O filme atualiza o drama familiar da bela filha que se torna prostituta – e gosta disso

Maria Fernanda Menezes, de Cannes Publicado em 16/05/2013, às 10h44 - Atualizado às 17h18

"Ninguém é inocente", atesta o diretor francês François Ozon ao falar aos jornalistas, em Cannes, sobre seu novo filme, Jeune & Jolie (“jovem e bonita”). Com a belíssima modelo Marine Vacth como protagonista, o conflito psicológico do filme vem a cavalo já em seu primeiro ato, quando a personagem Isabelle descobre que realmente adora sexo e, principalmente, que não se afeiçoa a nenhum parceiro.

Estudante, a garota logo começa a ter clientes de altos bolsos e idades, que lhe rendem milhares de euros em um curto tempo, sem que sua família nem desconfie. Desenvolta em cenas picantes e filmadas com ternura por Ozon, a modelo e agora atriz diz ter gostado da experiência: "Sou modelo, mas tenho um problema com ser atriz. Tive muito prazer em atuar, tenho intenção de continuar e sei que ser atriz é muito mais complexo do que apenas transitar entre profissões”.

O diretor testou várias atrizes para dar vida a Isabelle e declarou que quando viu Marine, achou "que seria perfeita para o papel". "As cenas são muito realistas e vi nos olhos dela um mundo interior, exatamente o que eu queria", afirmou.

A trama se complica quando Isabelle foge, durante um encontro com um cliente que tem um sério problema de saúde, causando uma série desafortunada de acontecimentos que elevam os questionamentos comportamentais, e por vezes hipócritas, ao patamar do julgamento de males maiores e menores. O livre arbítrio tem nesse Ozon mais maduro um belo representante.

cinema cannes cannes 2013 Marine Vacth Jeune et Jolie françois ozon

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’