Miles Davis é considerado um dos maiores músicos do séc. XX - Divulgação

CCBB do RJ exibe mostra gratuita sobre Miles Davis

Vida do jazzista é retratada com fotos, canções e depoimentos de parentes; mostra acontece de 1 de agosto a 28 de setembro

Da redação Publicado em 19/06/2011, às 11h57

A vida e obra do trompetista Miles Davis será exposta no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. A mostra, entitulada Queremos Miles - Miles Davis, Lenda do Jazz, acontece a partir do dia 1 de agosto e vai até 28 de setembro. A exposição é gratuita.

Considerado um dos pioneiros do jazz, expositores observaram que apenas fotos e textos de Miles não fariam jus a sua carreira. Usando de elementos que chamaram de "surdinas" (casulos que ganharam esse nome em homenagem ao mecanismo de abafamento do trompete), pode-se acompanhar áudios e vídeos de diferentes fases da carreira do músico. A exposição inclui instrumentos de Miles de outros nomes do jazz, como Wayne Shorter e John Coltrane, que foram membros de sua banda.

Outra atração interessante são os dois encontros promovidos. O primeiro, com parentes e amigos do trompetista, ocorre no dia 2 de agosto, com presença de Vincent Bessières, curador da mostra; o segundo, no dia do encerramento (que coincide com a data de morte de Miles Davis), terá presença de críticos e músicos, mediados pelo jornalista Antonio Carlos Miguel.

Morto em 28 de setembro de 1991, Miles Davis foi responsável pela criação e desenvolvimento de diversos sub-gêneros do jazz, como o bebop e o fusion. Trabalhos como Kind of Blue (1959) e Birth of the Cool (1957) são citados frequentemente como influência não só para o jazz, mas para a música no séc. XX, incluindo o rock.

Queremos Miles - Miles Davis

1 de agosto a 28 de setembro

De terça à domingo, das 9h às 21h

R. Primeiro de Março, 66 - Centro - Rio de Janeiro

Entrada Franca

miles-davis

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae