Björk gritou "Tibet, Tibet!" e causou polêmica em Xangai - Fernanda Soares/(Still)

China irá censurar artistas estrangeiros

Decisão veio depois de Björk gritar "Tibet! Tibet!" em um show em Xangai; território está sob comando chinês há mais de 50 anos

Da redação Publicado em 07/03/2008, às 12h33

A China está prestes a tomar mais uma atitude contra a liberdade de expressão. A partir de agora, o governo irá controlar as apresentações de artistas de estrangeiros em território chinês.

A idéia surgiu depois da polêmica do show realizado pela cantora Björk no último domingo, 2. Depois de cantar a música "Declare Independece" ("declare independência"), Björk gritou 'Tibet! Tibet!". O Tibete está sob o comando da China há cerca de 57 anos, e a questão da independência do território é um tabu no país.

O Ministro da Cultura da China afirmou em seu site que Björk "quebrou a lei chinesa e feriu os sentimentos do povo. Iremos reforçar o controle sobre apresentações de artistas estrangeiros para prevenir casos semelhantes no futuro".

Depois das reclamações, a cantora islandesa declarou em seu site: "Gostaria de frisar que não sou da política, sou da música, e assim sendo sinto que é meu dever tentar expressar todas as emoções humanas. A necessidade de independência é apenas uma delas".

bjork

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'