<b>NOVELESCA</b> Marjorie Estiano na pele de Mariana em Ligações Perigosas - GLOBO/CAIUÁ FRANCO/DIVULGAÇÃO

Clássico francês Ligações Perigosas ganha adaptação em minissérie com Marjorie Estiano e Selton Mello

Produção estreou este mês na Globo, com Jesuíta Barbosa e Patrícia Pillar, entre outros, completando o elenco

Lucas Brêda Publicado em 10/01/2016, às 11h53

Uma cidade brasileira fictícia serve de casa para a adaptação da roteirista Manuela Dias para o clássico livro francês Ligações Perigosas, que virou a minissérie homônima da Rede Globo que estreou em 4 de janeiro. “O livro do [Choderlos de] Laclos é de 1782, época imediatamente anterior à Revolução Francesa, um momento de ruptura social e mudança de costumes”, explica Manuela, que deslocou o enredo para os anos 1920, época “de muita transformação e da inserção da mulher no mercado de trabalho.”

Veja as capas das 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.

Os dez capítulos de Ligações Perigosas exploram a história mais profundamente do que adaptações audiovisuais anteriores – a roteirista cita 11, sendo a mais famosa a de 1988, estrelada por John Malkovich e Glenn Close. “Tem tempo [suficiente] para absorver a complexidade da trama. Minha ideia foi justamente explorar as curvas de emoção dos personagens, os detalhes do enredo.”

Com direção geral de Vinícius Coimbra, a minissérie tem como ponto principal a viúva Isabel D’Ávila de Alencar (Patrícia Pillar), amante do comerciante rico e solteiro Heitor Damasceno (Leopoldo Pacheco). Além de Patrícia e Pacheco, Ligações Perigosas conta com Alice Wegmann (Cecília, a sobrinha de Isabel), Selton Mello (o bon-vivant Augusto de Valmont), Jesuíta Barbosa (o professor de música Felipe) e Marjorie Estiano (Mariana).

“Felipe é muito respeitoso como professor e amante”, diz Barbosa, cujo personagem tem um romance com Cecília – uma aluna. Amigo de Felipe, Augusto é ex-amante de Isabel e aparece para seduzir Mariana, que fi ca dividida com a situação por ser casada. “Mariana se apaixona e esse sentimento percorre um caminho dentro dela”, conta Marjorie, responsável por vivê-la na trama. “Passa por negação, rejeição, entrega e perda. É uma luta interna que revela o quanto não temos controle sobre nós mesmos.”

entretenimento TV Globo minissérie selton mello glenn close professor marjorie estiano ligações perigosas John Malkovich Patrícia Pillar Alice Wegmann jesuíta barbosa manuela dias fel laclos augusto de valmont isabel choderlos de cecília

Leia também

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper 'a frente do tempo e fora da curva'


Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos