iPod - AP

Como os comerciais da Apple mudaram a carreira de músicos

Ter canções sonorizando as propagandas da Apple aumentou as vendas de diversos artistas menos conhecidos

Dan Hyman Publicado em 07/10/2011, às 19h53 - Atualizado às 20h50

Com o iPod e a loja iTunes – ambas as quais permitem que os usuários descubram e consumam música como nunca antes – Steve Jobs e sua empresa deu aos músicos um caminho simples e direto até os ouvidos do público. Mas os comerciais da Apple para esses novos produtos também encorajaram um senso de “escavação musical” semelhante. Enquanto faixas de atrações de encher o estádio, como U2, Coldplay e Paul McCartney, foram utilizadas nos comerciais, propagandas com músicas animadas, de artistas menos conhecidos, se tornaram uma característica da marca – e o público respondeu a isso.

"É o tipo de exposição que você, literalmente, não consegue pagar nos dias de hoje”, diz o vocalista do Submarines Blake Hazard. Em 2008, a música Hazard e de seu colega de banda, John Dragonetti, "You Me and the Bourgeoisie" apareceu em um comercial de iPhone. Depois, "as portas começaram a se abrir”, Hazard diz. "Começamos a sentir como se fizéssemos parte da cultura popular. Foi incrivelmente surreal. O cantor britânico Jof Owen, cujo duo indie pop Boy Least Likely To criou a música "Stringing Up Conkers", serviu de trilha para a propaganda do iPhone 3GS, este ano, tem um sentimento parecido. "Nunca achei que seria uma música que mudaria minha vida" Owen diz. "Tenho que ser grato à Apple por isso.”

Para músicos, o impacto de aparecer em um comercial da Apple se revelou diferente em cada caso. O cantor e compositor Matt Costa, cuja balada "Mr. Pitiful" foi usada em 2009 na propaganda do iPhone, e cuja arte de capa do álbum de 2005 Songs We Sing foi mostrado em outboors e na laterais de ônibus, passou por algo revelador e que se repetiu. “Eu estava comprando bebida ou usando o cartão de créditoe alguém dizia 'ah, Matt Costa. Ele não faz música, ou algo assim?’”, diz Costa, acrescentando que “quando o seu nome está em uma propaganda enorme da Apple, as pessoas começam a te reconhecer um pouco mais".

O renomado DJ Cut Chemist, conhecido tanto por seu trabalho solo, quanto por ser um ex-membro da trupe de rap Jurassic 5 e do coletivo latino Ozomatli, estava em uma turnê mundial quando sua faixa "The Audience is Listening Theme Song" começou a tocar bastante em um comercial do iPod Nano. Chemist, nascido Lucas MacFadden, viu o resultado imediatamente. “Conforme eu ia a diferentes lugares, via em Londres, depois no Japão”, ele diz. "Eu vejo o efeito disso até hoje.”

A Apple também mudou a forma como músicos – especialmente aqueles com uma mentalidade mais “faça você mesmo” – se sentem a respeito de combinar sua obra e uma das maiores corporações (ou, como costumam dizer “se vender”). O frontman do Wolfmother, Andrew Stockdale, acredita que isso é porque a Apple tornou a vida bem mais simples para aqueles que trabalham com a mesma coisa que ele. Ele diz que não consegue nem contar o número de demos que fez em seu iPhone, usando o gravador de voz. O guitarrista australiano havia pensado, anteriormente, em deixar a faixa "Love Train" de fora de seu disco homônimo – isso até que os executivos da Apple a ouviram e usaram para trilhar um comercial de iPod em 2006. Nem precisa dizer que o Wolfmother acabou incluindo a música no álbum.

Em retrospectiva, Stockdale não sente remorso algum de ter emprestado a canção de sua banda para uma propaganda da Apple. "Eu não acho que alguém pode se sentir superior ética ou moralmente e dizer que estar envolvido na publicidade da Apple é comercial demais”, ele diz, bastante enfaticamente. "Todos estão usando [produtos da Apple]."

Owen, do Boy Least Likely To, chega até a dizer que os produtos da Apple se tornaram "extensões naturais” de sua vida. "Há tanta humanidade neles”, diz. "Steve Jobs mudou a forma como fazemos e ouvimos música para sempre. Ele tornou tudo empolgante de novo."

apple steve-jobs

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae