Amy Documentário - Reprodução/Amy

Cultura Inglesa 2016: Compositor da trilha de Amy, o brasileiro Antonio Pinto fala sobre seu processo criativo

O premiado documentário será exibido no Caixa Belas Artes entre os dias 2 e 8 de junho como parte da programação da 20ª edição do Cultura Inglesa Festival

Gabriel Nunes Publicado em 22/05/2016, às 11h00

A 20ª edição do Cultura Inglesa Festival acontece entre os dias 26 de maio e 12 de junho, em São Paulo. Este ano, o evento reúne na programação atrações culturais como espetáculos de dança, exposições sobre os escritores T.S. Eliot e Virgina Woolf, show do Kaiser Chiefs, além de duas mostras de cinema gratuitas no Caixa Belas Artes, que acontecem de 2 a 8 de junho.

Entre os filmes que serão exibidos como parte da mostra British Film Invasion está o vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2016 Amy, que conta a história da cantora britânica Amy Winehouse. Apesar da produção ser do Reino Unido/Estados Unidos, o responsável pela trilha sonora do premiado longa foi um brasileiro. Antonio Pinto – que já trabalhou com Fernando Meirelles em Cidade de Deus (2002) e Walter Salles em Central do Brasil (1998) – conversou com a Rolling Stone Brasil sobre o processo de criação da trilha de Amy.

Filho do famoso cartunista Ziraldo, o compositor explica que, diferentemente de outros documentários, Amy tem uma linguagem mais poética, e que deve muito dessa poesia à maneira como foi construída a trilha sonora. “A linguagem [do filme] diverge um pouco dos documentários mais tradicionais. A forma como as imagens foram editadas fizeram com que ele ganhasse uma cara de ficção. E isso facilitou na hora de criar a trilha, porque foi como compor para um longa-metragem de ficção sobre a Amy.”

Para Pinto, a experiência de compor a música de um documentário sobre a conturbada trajetória de Amy Winehouse foi bastante delicada. “É algo bastante frágil e que deve ser tratado com cuidado. “Eu queria fazer algo meio jazzístico e mais puxado para o blues, que se parecesse mais com o que a própria Amy fez em vida. Mas aí eu conversei com o Asif [Kapadia, diretor do filme e com quem Pinto já havia trabalhado em 2010 no documentário Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão] e ele disse: ‘Não, você está totalmente errado, precisamos de um contraponto, algo que venha para atacar a história que está sendo contada’”, relembra.

O músico e compositor explica ainda que a criação da trilha pode ser comparada ao trabalho de um artesão. “Cada filme eu faço como se fosse uma pintura. Durante o processo criativo, eu escolho as palhetas sonoras que eu quero usar no trabalho. Em Cidade de Deus, a palheta escolhida foi a do samba. Em Abril Despedaçado, foi algo mais puxado para a orquestra e para a música erudita. Com Amy não foi diferente.”

Antonio Pinto, que já foi indicado ao Globo de Ouro pela música “Despedida”, interpretada pela colombiana Shakira, e que serviu de tema para a obra cinematográfica inspirada no livro homônimo O Amor nos Tempos do Cólera, declara também que a composição musical deve veicular uma ideia não apenas complementar, mas que esteja intrinsecamente atrelada ao trabalho audiovisual. “Nesses anos, aprendi que não estou fazendo a música para um filme. Eu estou fazendo um longa junto ao diretor.”

20º Cultura Inglesa Festival

Programação de Cinema

2 a 8 de junho

Caixa Belas Artes (Sala 1 – Villa Lobos) – R. da Consolação, 2423

Mostra Panorama do Cinema Britânico Contemporâneo

The Lobster

2 e 4 de junho, às 19h

Slow West

3 de junho, às 19h

Monty Python: O Sentido da Vida

5 de junho, às 19h

Just Jim

6 de junho, às 19h

Life

7 de junho, às 21h25

Northern Soul: No Ritmo da Vida

8 de junho, às 19h

Mostra British Film Invasion

007 Contra o Satânico Dr. No

2 de junho, às 19h

Laranja Mecânica

3 de junho, às 21h05

Trainspotting: Sem Limites

4 de junho, às 21h40

Blow-Up: Depois Daquele Beijo

5 de junho, às 21h15

Amy

6 de junho, às 21h

Absolutamente Principiantes

7 de junho, às 19h

O Lixo e a Fúria

8 de junho, às 21h20

Programação de Shows

12 de junho

Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, SP

Grátis

15h – Staff Only (banda de alunos da Cultura Inglesa)

15h55 – Finger Hook (banda de alunos da Cultura Inglesa)

17h – Nação Zumbi (interpretando sucessos de artistas da British Invasion)

18h40 – Kaiser Chiefs

cinema Amy Winehouse cidade de deus amy cultura inglesa festival colateral abril despedaçado caixa belas artes antonio pinto

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais