- David Bowie (Foto: AP)

David Bowie: documentário mostra os primeiros anos do artista antes da fama

David Bowie: Finding Fame é o terceiro documentário sobre o artista dirigido pelo britânico Francis Whately

Redação Publicado em 11/04/2019, às 12h52

"Possivelmente, David Bowie é ainda mais famoso na morte do que foi em vida", comenta o documentarista Francis Whately que acaba de fazer o seu terceiro documentário sobre a estrela de música britânica, que morreu em 2016 aos 69 anos.

Na sequência do aclamado David Bowie: Five Years (2013) e David Bowie: The Last Five Years (2017), chega David Bowie: Finding Fame - que conta a trajetória do artista antes do clássico disco Ziggy Stardust.

O longa que estreia na Nova Zelândia nesta semana, explora o período pré-fama da lenda do pop, quando muitas de suas ideias nasceram e o que o impulsionou para a fama global.

David Bowie - Finding Fame começa em 1966, logo após o músico ter mudado seu nome de David Jones. O documentário mostra o início da surpreendente capacidade de reinvenção do artista e inclui entrevistas com a prima de Bowie e sua amiga Kristina Amadeus, suas ex-namoradas Hermione Farthingale e Dana Gillespie, a coreógrafa Lindsay Kemp, os produtores de Bowie Tony Visconti, Mike Vernon e Tony Hatch, seus amigos de longa data como Geoff MacCormak e George Underwood, e Woody Woodmansey.

O longa também examina como ele organizou todas as suas influências para criar não só Ziggy Stardust, mas também todo o material de sua carreira. Além de uma surpresa: a primeira apresentação de TV do Bowie com o Ziggy.

Acreditava-se que esta aparição de junho de 1972 no programa Lift Off With Ayshea tinha sido perdida. Mas gravado por um espectador e descoberto em uma fita antiga, esta filmagem foi cuidadosamente restaurada. Como disse Whately: "Será algo como um Santo Graal para os fãs".

"Fazer essa trilogia tem sido uma experiência incrível para mim", diz ele. "Desenterrando gravações raras, filmagens e arquivos, e o privilégio de falar com tantos de seus amigos e colaboradores que eram tão abertos em falar sobre o Bowie que eles conheciam, amavam e admiravam tanto. Espero que este terceiro filme traga algum novo entendimento para este grande artista desde os primeiros anos da sua incrível vida", conta o diretor.

Olhando para trás na carreira de Bowie, Whately diz que seu trabalho tem temas constantes.

"Espiritualidade, a fama e o afastamento eram assuntos para ele. Sua atitude em relação a isso era interessante - como ele ansiava por isso no começo, mas depois achou bastante cansativo."

"Vendo este documentário, somos lembrados por que Bowie é considerado como o artista pop mais importante do século passado. Seu trabalho ainda tem capacidade para impressionar." comenta o diretor. 

David Bowie: Finding Fame estreia no dia 23 de abril

entretenimento música notícia cinema david bowie Francis Whately

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais