James Blake - Joel Ryan/AP

David Bowie e Arctic Monkeys são desbancados por James Blake no prêmio de melhor disco britânico

Músico saiu vitorioso do Mercury Prize com o segundo álbum da carreira, Overgrown; a lista de indicados ainda tinha de Disclosure, Foals, Jake Bugg, Laura Marling, Savages, entre outros

Rolling Stone EUA Publicado em 31/10/2013, às 10h41 - Atualizado às 10h50

James Blake ganhou o britânico prêmio Mercury Prize na noite desta quarta-feira, 30, com o álbum Overgrown, em uma cerimônia realizada no Roundhouse, em Londres. A vitória lhe rendeu, além do troféu, um cheque de £ 20 mil (algo em torno R$ 70 mil). Durante a festa, no início da noite, Blake ainda tocou a faixa “Retrograde” e foi introduzido, segundo foi reportado, como “James Blunt”.

James Blake passou pelo festival Sónar, em São Paulo, em 2012, e fez as paredes tremerem. Veja como foi o show.

O Mercury Prize escolhe o melhor disco lançado ao longo do ano, escolhido por um júri formado por críticos musicais e pessoas ligadas ao mercado fonográfico. O comitê do prêmio anunciou a lista de disco s indicados a Álbum do Ano em setembro. Estavam selecionados os trabalhos de Arctic Monkeys, James Blake, David Bowie, Disclosure, Foals, Jake Bugg, Jon Hopkins, Laura Marling, Laura Mvula, Rudimental, Savages e Villagers.

A resenha da Rolling Stone EUA para Overgrown, que une R&B e música eletrônica, elogiou o registo já que “Blake atenuou os tons contorcidos e concentrados”, em comparação ao álbum de estreia, de 2011. Ainda destacou “Retrograde”, música tocada por ele no programa de David Letterman, como uma “iluminada balada flutuante” e ainda destacou o poder do disco em “mantê-lo enfeitiçado”.

Parte da mágica está no fato de que Overgrown traz algumas participações notáveis, incluindo RZA (do coletivo Wu-Tang Clan) em “Take a Fall for Me”, e um trabalho de produção de Brian Eno em “Digital Lion”. Uma das músicas, “Life Round Here”, depois ganhou um remix chamativo com a participação de Chance the Rapper.

A premiação também mostrou performances de vários outros artistas que estavam na lista de indicados, incluindo Foals, Jake Bugg, Savages, Rudimental, Disclosure, Villagers, Jon Hopkins e Arctic Monkeys. David Bowie preferiu não comparecer, de acordo com o site NME, e preferiu lançar o vídeo da faixa “Love is Lost”, do disco The Next Day e que teve o custo estimado em US$ 13.

No último ano, em 2012, o Mercury Prize foi para o Alt-J, pelo disco An Awesome Wave. A lista de vencedores anteriores incluem PJ Harvey (por dois discos, Let England Shakee Stories From the City, Stories From the Sea), The xx ( xx, Arctic Monkeys (Whatever People Say I Am, That's What I'm Not) e Franz Ferdinand (Franz Ferdinand).

Veja a lista de finalistas do Mercury Prize 2013:

Arctic Monkeys - AM

David Bowie - The Next Day

Disclosure - Settle

Foals - Holy Fire

James Blake - Overgrown

Jake Bugg - Jake Bugg

Jon Hopkins - Immunity

Laura Marling - Once I Was An Eagle

Laura Mvula - Sing To The Moon

Rudimental - Home

Savages - Silence Yourself

Villagers - {Awayland}

música arctic monkeys foals prêmio david bowie vencedor James Blake 2013 Jake Bugg jon hopkins mercury prize disclosure laura mvula savages rudimental Villagers Laura Marling

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais