Rihanna em cena do polêmico vídeo "S&M", que agora também lhe rendeu um processo - Reprodução/vídeo

David LaChapelle processa Rihanna pelo clipe de "S&M"

Fotógrafo diz que as imagens do vídeo são “diretamente derivadas” de seu trabalho

Da redação Publicado em 15/02/2011, às 12h14

O polêmico clipe de "S&M", da Rihanna, continua dando o que falar, após ter sido banido em 11 países. De acordo com a agência Reuters, a cantora está sendo processada pelo fotógrafo David LaChapelle, que a acusa de plágio, afirmando que as imagens do vídeo são "diretamente derivadas" de suas obras.

O norte-americano, que já publicou seu material na Rolling Stone EUA (a capa de Lady Gaga, que também estampou a edição 33 da Rolling Stone Brasil, é dele), acredita que "o videoclipe é derivado diretamente e substancialmente similar ao seu trabalho", declarando que ele copia "a composição, o conceito geral, a sensação, o tom, clima, tema, cores, objetos de cena, cenários, decorações, figurino e iluminação" de suas fotografias.

A ação ainda cita especificamente que Rihanna se apropriou indevidamente de oito fotos suas para criar "S&M", dando como exemplo a cena em que ela está em frente a um fundo azul, de perfil e com um doce na boca.

LaChapelle já fotografou Rihanna no passado, e também dirigiu videoclipes para diversos artistas, entre eles Elton John ("This Train Don't Stop There Anymore", "Original Sin", "All That I'm Allowed" e outros), Amy Winehouse ("Tears Dry on Their Own") e Jennifer Lopez ("Do It Well").

Clique aqui para ver "S&M", dirigido por Melina Matsoukas, que também comandou os clipes de "Rude Boy" e "Hard", ambas faixas do disco Rated R, de Rihanna.

Rihanna melina-matsoukas s-and-m david-lachapelle

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais