Devendra Banhart e GZA conversam sobre parceria musical

Integrante do grupo de rap Wu-Tang Clan é "uma lenda" e "intocável", tietou Banhart

Da redação Publicado em 05/10/2009, às 15h25

Devendra Banhart e GZA, do grupo de rap Wu-Tang Clan, podem estar prestes a formar parceria.

Os dois norte-americanos vêm trocando gentilezas em público. Ao falar sobre rapper à revista Paste, por exemplo, Banhart usou a classificação de "lenda". "Ele é intocável", disse, sem perder a chance de afirmar que Liquid Swords, álbum lançado em 1995 por GZA, foi definitivo em sua formação.

Segundo o jornal britânico The Guardian, os dois se esbarraram numa festa em que o músico do visual hippie e RZA, parte do Wu-Tang Clan, atuaram como DJs. Na ocasião, o rapper tocou faixas de Banhart para Gary Grice, dono da alcunha GZA, "The Genious" ("o gênio"). E ele gostou do que ouviu.

Banhart rememora pelo menos outro encontro com o potencial parceiro musical. Aconteceu durante o festival de Coachella, quando ele, quase que aleatoriamente ("procurei [atrações] nos palcos paralelos"), ficou "embasbacado" com o show do conterrâneo. "Então, nós curtimos juntos e conversamos - sobre energia atômica e como o sol é energizado. Falamos sobre matéria escura. Então, enviei a ele meu catálogo. E ele disse, 'ei, cara, você escreveria alguma coisa? Vamos compor juntos'."

Promessa é dívida: Banhart despachou ao novo amigo seu próximo single, "Baby". GZA teria feito um freestyle (espécie de improviso típica do rap) sobre a faixa - a versão poderá vir à tona em futuro remix, mas não aparece na faixa que rola em streaming no MySpace de Banhart.

A parceria pode acarretar, inclusive, em álbum. "Quem sabe? [GZA] compartilhou novas composições comigo, e eu enviei alguns esboços. Estamos nos estágios iniciais."

"Comecei a música graças a vídeos de skate, e hip-hop foi uma grande parte da cultura skatista da época. A primeira coisa que fiz com uma impressora foi imprimir o símbolo do Wu-Tang - o W - e colá-lo no meu skate", explicou o recém-revelado tiete. "Ele é um avatar, um iconoclasta. É o GZA. E você não pode mexer com o GZA."

Se o projeto vingar, não será a primeira fusão entre rap e indie no horizonte - recentemente, noticiou-se a participação do rapper Lil Wayne em Raditude, novo álbum do Weezer.

O novo álbum de estúdio de Banhart, What Will We Be, chega às lojas norte-americanas no final do mês, com colaboração de Rodrigo Amarante.

RZA GZA wu-tang-clan devendra-banhart

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’