Jodie Foster, que recebeu a homenage Cecil B. DeMille, por toda sua carreira, fez o discurso mais emocionante da noite - AP

Diretor de O Silêncio dos Inocentes assume que não queria Jodie Foster no elenco do filme

À época, Jonathan Demme acreditava que nomes como Michelle Pfeiffer, Meg Ryan ou Laura Dern seriam perfeitos para o papel

Redação Publicado em 03/04/2015, às 15h04 - Atualizado às 18h24

Jonathan Demme, diretor do filme O Silêncio dos Inocentes, admitiu que não queria ter a atriz Jodie Foster, que viveu a personagem Clarice Starling, no elenco da produção. Em entrevista recente, ele assumiu que pediu nomes como Michelle Pfeiffer, Meg Ryan e Laura Dern para o papel.

Galeria: dez pôsteres de filmes transformados em gifs.

O comentário foi feito no fim do ano passado, em uma conversa com o também diretor Paul Thomas Anderson, no Austin Film Festival, que foi disponibilizada na internet recentemente e resgatada pelo site da revista britânica NME.

Demme declarou que foi extremamente relutante com a escolha. “Você sabe, não acho que Jodie Foster seria boa no papel. Ela é uma pessoa da Califórnia... Não acreditava no sotaque de Boston dela”, comentou. “Eu a vi ‘atuando’ por aí [no filmeAcusados, de 1988] e não fiquei impressionado.”

Jodie – que ganhou o Oscar de Melhor Atriz em 1992, pelo papel em O Silêncio dos Inocentes – mostrou-se interessada em interpretar a personagem e passou a ser a preferida pelos produtores, que apostavam no primeiro Oscar ganhado por ela, em Acusados (longa que não impressionou Demme).

Galeria: dez atores que ficaram marcados por um personagem.

“Veja o que aconteceu!”, acrescentou o cineasta. “Apaixonei-me perdidamente por ela. Dei o nome da nossa companhia de produção – Strong Heart Productions – em homenagem à sensibilidade da personagem dela.”

A escolha de Demme não foi boa apenas para Jodie, mas também para ele mesmo, que levou o Oscar de Melhor Diretor por O Silêncio dos Inocentes. O filme ainda ganhou outras três estatuetas, entre elas a de Melhor Ator, para Anthony Hopkins, Melhor Roteiro Adaptado, para Ted Tally e Melhor Fotografia.

oscar cinema Laura Dern 1989 Paul Thomas Anderson Michelle Pfeiffer melhor atriz estatueta meg ryan melhor roteiro adaptado jodie foster O Silêncio dos Inocentes anthony hopkins 1992 clarice starling 1988 jonathan demme ted tall acusados

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'