Jay-Z - AP

Disco de Jay-Z vai estrear novas regras da Associação da Indústria de Gravação dos Estados Unidos

Instituição mudou padrão de contagem para distribuição de discos de ouro e platina

Rolling Stone EUA Publicado em 04/07/2013, às 16h18 - Atualizado às 16h21

O novo álbum de Jay-Z, Magna Carta Holy Grail, deve se beneficiar de uma mudança na política da Associação da Indústria de Gravação da América (RIAA), que agora vai contabilizar distribuição gratuita para certificação de discos de ouro e platina. Nesta quinta, 4, um milhão de usuários da Samsung já puderam fazer o download do álbum, que tem lançamento oficial marcado apenas para o domingo, 7.

A RIAA decidiu revisar a estratégia que tradicionalmente aguardava 30 dias antes de contar vendas digitais. “Não apenas acreditamos que é sensato e lógico alinhar as regras de venda de disco digital com aquelas estabelecidas para venda de singles desde o início do programa de certificação, como também consideramos que a mudança faz parte de nossos esforços para modernizar o programa e refletir o novo mercado musical”, escreveu Liz Kennedy, diretora do programa da RIAA, em depoimento.

“A realidade é que a forma como os fãs consomem música está mudando, o negócio da música está mudando com gravadoras e artistas estabelecendo parcerias com novos serviços de tecnologia, e os prêmios de reconhecimento comercial dos artistas têm que permanecer no mesmo padrão”, afirmou.

música Jay-Z magna carta holy grail

Leia também

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper 'a frente do tempo e fora da curva'


Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos