Neil Young durante apresentação ao vivo - John Davisson/AP

The Monsanto Years: disco de protesto de Neil Young é divulgado

Roqueiro de 69 anos luta contra a empresa de produtos agrícolas em disco com participação dos filhos de Willie Nelson

Redação Publicado em 22/06/2015, às 10h39 - Atualizado em 27/06/2015, às 15h00

Todas as faixas de The Monsanto Years, o novo disco de Neil Young, gravado com o grupo Promise Of The Real, já estão disponíveis para audição na internet através do site da National Public Radio. O álbum estará à venda em formato físico e digital (iTunes e PonoMusic) no dia 29 de junho.

Rolling Stone elegeu os 100 maiores guitarristas de todos os tempos: veja a lista.

O trabalho feito ao lado de Lukas e Micah Nelson, integrantes da banda Promise Of The Real e filhos de outra lenda do folk, Willie Nelson, é um manifesto contra a multinacional da agricultura Monsanto, criticada pela produção de sementes geneticamente modificadas, que são motivo de polêmica por possíveis impactos à saúde e à economia, e pela interferência na autonomia da produção de pequenos fazendeiros. No momento o álbum está indisponível para streaming no Brasil.

Ao longo das nove faixas ainda sobram ataques à rede de cafeterias Starbucks (“Rock Star Bucks A Coffee Shop”), contra quem Young convocou um boicote por conta da parceria entre a empresa e a Monsanto, do descaso com a natureza e da ganância das grandes empresas em geral.

Willie Nelson explica por quais motivos você deveria comprar a maconha que ele produz.

"Too big to fail, Too rich for jail (grande demais para falir, rico demais para ser preso”, trecho de “Big Box”, é um dos recados atuais para os norte-americanos, que enfrentaram recentemente uma crise na qual a elite financeira teria sido preservada em detrimento da maioria da população, história que conduz as letras do disco.

A presença de Young e o sangue de Willie na veia dos irmãos Nelson garante folk rock de qualidade ao álbum, o terceiro do incansável Neil Young, de 69 anos, desde abril de 2014. No ano passado, o músico imortalizado por discos como Harvest, After the Gold Rush, Everybody Knows This Is Nowhere, entre outras obras, gravou uma série de covers em A Letter Home, além de Storytone.

Veja a lista das canções de The Monsanto Years:

"New Day For Love"

"Wolf Moon"

"People Want To Hear About Love"

"Big Box"

"Rock Star Bucks A Coffee Shop"

"Workin' Man"

"Rules Of Change"

"Monsanto Years"

"If I Don't Know"

Sobre o disco:

Young e os Nelson gravaram The Monsanto Years no teatro Teatro em Oxnard, na Califórnia, Estados Unidos, mesmo local em que Willie Nelson gravou o disco Teatro, de 1998. Durante a primeira semana, entretanto, apenas Lukas, Micah e o produtor e engenheiro de som de Neil Young (de longa data) John Hanlon estavam em estúdio.

Relembre grandes momentos do Woodstock, que completa 45 anos este fim de semana; como o show do CSNY.

Trabalhando em músicas inacabadas feitas por Young, Micah lembrou à Rolling Stone EUA das instruções de Hanlon, que se refere aos improvisos: “Não aprendam muito as canções... Vocês devem querer conseguir fazer todas as merdas corretas”.

Arcade Fire fez cover de Neil Young em show no Canadá; assista.

Quando Young chegou, as sessões foram da mesma maneira espontâneas, com a banda se organizando como se eles estivessem em um palco, e não no estúdio. “Aquilo possibilitou o imediatismo que deixou tudo muito divertido, fluindo e constantemente inspirador”, disse Micah. “Não havia muito de sentar e tentar descobrir o que fazer. Era meio que tipo: ‘Vai, vai, vai’ e capture isso.”

musica neil young Willie Nelson promise of the real lukas nelson Wolf Moon Rock Star Bucks A Coffee Shop People Want To Hear About Love Big Box Workin' Man New Day For Love Monsanto Years Rules Of Change the Monsanto years micah nelson

Leia também

Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’


Viúvo de Donna Summer comenta processo contra Kanye West por sample


Erasmo Esteves: Novo álbum de inéditas Erasmo Carlos chega às plataformas


Martin Freeman, de O Hobbit, desiste de ser vegetariano após 38 anos


Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS